MBA EM

User Experience Design e Estratégia

Duração

384h - 12 meses

Dias

Quartas e sextas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Campus Paraíso

MBA EM

UX - User Experience Design e Estratégia

Duração

384h - 12 meses

Dias

Quartas e sextas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

No curso de MBA em UX – User Experience Design and Strategy da ESEG você se aprofundará em uma das áreas mais relevantes da atualidade e do futuro próximo: a “experiência do usuário”. Projetar produtos, serviços e sistemas focados na jornada e experiência do cliente no mundo digital é um assunto relevante para o mundo corporativo, porém pouco estudado ou pesquisado. Ao se aprofundar nesse tema, você poderá adotar a metodologia de UX – User Experience em seu próprio negócio ou em outras empresas, trazendo inúmeros benefícios para a estratégia e também para o lado financeiro das organizações.

O MBA possui uma compilação entre teoria, prática e metodologia de UX. O curso aborda importantes temas como pesquisas (qualitativas e quantitativas), ideação, criação, usabilidade e prototipagem, design e arquitetura, liderança de equipes, empreendedorismo e inovação, estratégia, modelos e métricas em UX. A atual “era da experiência” demanda profissionais bem qualificados, que possam conhecer e aplicar os conceitos de UX. Portanto, uma pós-graduação na área pode contribuir para seu destaque ou promoção no setor.

objetivos

O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito desenvolver e aprimorar habilidades para profissionais em UX, possibilitando colaborar para uma melhor e mais positiva experiência dos usuários de produtos, serviços e sistemas.

Público-alvo

Todos os profissionais de distintas áreas do mundo corporativo, que desejam direcionar sua carreira para a área de UX – User Experience Design and Strategy, como administradores e gestores de diversas áreas; engenheiros; cientistas da computação; arquitetos; designers; profissionais de comunicação, publicidade e propaganda; consultores e autônomos que trabalham na área e querem aprimorar seus conhecimentos; além de profissionais que almejam adotar a UX como um diferencial competitivo em seu currículo na atual “era da experiência”.    

DIFERENCIAIS

O curso apresenta elementos consagrados em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores da economia;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista.

Matriz curricular

Fundamentos e Metodologias de trabalho em UX – 32h 

Principais fundamentos dos métodos e técnicas de avaliação com usuário. Metodologias de avaliação por inspeção e por observação. Considerações sobre as diversas fases de planejamento, coordenação e avaliação dos resultados de avaliação. Análise do potencial de mercado de UX e as características dos profissionais da área. UI – User Interface (interface do usuário) e CX – Customer Experience (experiência do consumidor).

Pesquisas Qualitativas e Quantitativas com Usuários – 32h   

Definição de pesquisas quantitativas e qualitativas, principais características técnicas e metodologias. Análise e compreensão das necessidades dos usuários através de dados das pesquisas. Como coletar e analisar dados dos usuários. Como analisar e comunicar os resultados das pesquisas com usuários. Formas de metodologia de feedback. Ética e boas práticas em pesquisa com usuários.     

Métodos e Ferramentas de Ideação – 32h

Métodos e ferramentas consagrados abordados nas diversas fases de ideação, com foco no usuário. Design participativo e cocriação.

Criação Digital – 32h

Processo de criação para o meio digital. Cultura Maker e tecnologia Wearables. Exemplos de casos atuais e futuristas.

Design Visual – 32h

Componentes da identidade visual de projetos gráficos e produtos (estudo das cores, tipografia, ilustração, modelagem 3D, fotografia, modo de distribuição e arranjo de elementos gráficos, processos gráficos e outros). Os Princípios de Gestalt e como aplicá-los. Identidade visual das marcas e a sua importância para a empresa, produto ou serviço.

Design Digital – 32h

Entendimento e utilização do vocabulário digital (UX Writing). Redigir, revisar e aprovar os conteúdos. Design Systems (conceitos, padronização e gerenciamento dos processos de Design Systems. Exemplos utilizados no mercado e principais etapas para a criação de um Design Systems). Design Patterns (definição, aplicação e importâncias na adoção).

Arquitetura de Informação e de Ecossistema – 32h 

Análise e compreensão de arquitetura de informação e experiência do usuário. Estudos de importantes projetos da área. Usuário como ponto principal do ecossistema.  

Usabilidade – 16h

Desenvolvimento de habilidades para conduzir um usuário a concluir seus objetivos com eficácia, eficiência e satisfação, em uma experiência de produto, serviço ou interface. Relação entre UX e usabilidade. Conceitos essenciais para alcançar os melhores resultados. Usabilidade como um dos relevantes pilares da experiência do usuário. Metas da usabilidade.

Técnicas e Ferramentas para Prototipação – 16h

Diversos tipos de fidelidade de protótipos (baixa, rascunho ou sketches; média ou wireframes; e alta ou mockup). Modelos de evolução de um protótipo (prototipação evolucionária e prototipação descartável). Ferramentas mais adotadas (Adobe XD, Sketch, Figma e outras). Formas consagradas de testar, validar e entregar para o cliente. 

Estratégia de UX e CX – 32h

Pensamento estratégico e Business Modelling, Ferramentas para estratégia – Governança, risco, Compliance e proteção de dados na era digital, Data Analytics para tomada de decisão e inteligência de mercado, Elaboração de mapas estratégicos e diferentes tipos de Modelo de Negócio. Estratégia de UX, de CX e sua aplicação no mundo corporativo. Análise de casos.

Indicadores em UX – 16h

Definição de indicadores de qualidade e de negócios. Como identificar e tratar os melhores indicadores em UX. Definição, criação e análise de resultados de Testes A/B.

Empreendedorismo e Inovação – 32h

Fatos e dados sobre empreendedorismo no Brasil, tipos de empreendedorismo, CCE – Características Comportamentais Empreendedoras, BMC – Business Model Canvas e o Canvas da Proposta de valor, realização de um Plano de Negócio, significado do Modelo de Negócio e alguns exemplos, Startups e fontes de financiamento. Definição e conceitos de Inovação Aberta ou Open Innovation. Estudos de casos nacionais e internacionais.

Negócios Digitais e Modelos Ágeis – 16h

Definição e principais tipos de negócios digitais. Cultura digital associada aos processos ágeis com o intuito de melhorar o desempenho das organizações. Ferramentas como Design Sprint, Lean Inception, Business Model Canvas, Oceano Azul e outras adotadas na atualidade. Definição de modelo ágil, pilares e princípios. Frameworks ágeis. Benefícios da implementação ágil na empresa.   

Desenvolvimento de competências e habilidades – 16h

Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para profissionais e líderes de equipes. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.    

Metodologia e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 16h

Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.

A Associação Nacional de MBA – ANAMBA tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seus padrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é membro do seleto grupo de escolas associadas pela ANAMBA, o que representa o compromisso da Faculdade com os parâmetros de qualidade dos cursos de especialização por ela oferecidos e sua afinidade com os projetos da Agência, referência nacional na avaliação da educação executiva no ensino
superior.

O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.

Investimento

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INVESTIMENTO

Planos de pagamento:

12 x R$ 1.276,54
18 x R$ 851,03
24 x R$ 638,27

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Planos de pagamento:

12 x R$ 1.276,54
18 x R$ 851,03
24 x R$ 638,27