Sobre o curso

O MBA em Gestão de Negócios, com módulo internacional (opcional), é mais do que uma formação
acadêmica. É uma oportunidade para profissionais que buscam transformar suas
carreiras e conquistar uma vantagem estratégica no competitivo mundo dos negócios.

Com aulas ao vivo em formato on-line, o programa oferece flexibilidade para o
aprendizado e interação com grandes líderes e especialistas de onde você estiver.

Ideal para quem deseja liderar em um ambiente de negócios dinâmico, o MBA em
Gestão de Negócios oferece capacitação em conhecimento prático e habilidades
estratégicas para gerar resultados, promover inovação e desenvolver soluções
sustentáveis rumo ao sucesso.

Por que escolher o MBA da Faculdade ESEG, DO Grupo Etapa?

O MBA em Gestão de Negócios da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Currículo abrangente e prático: 
    Com conteúdo atual e voltado para o mercado, o programa abrange Marketing Estratégico, Finanças Corporativas, Liderança, ESG e Transformação Digital. Cada módulo é projetado para oferecer uma aplicação prática, preparando os participantes para enfrentar e superar desafios reais com pensamento estratégico.
  • Desenvolvimento em liderança e gestão de talentos: 
    Capacitação em liderança para profissionais que querem inspirar e gerir equipes de alta performance, focando na gestão de mudanças e no desenvolvimento de talentos, indispensáveis para posições estratégicas.
  • Visão global e gestão ESG:
    Um módulo especializado em ESG explora como integrar práticas sustentáveis que promovem impacto social e ambiental positivos. Além disso, o MBA oferece uma perspectiva global sobre negócios, essencial para quem deseja expandir fronteiras e entender as complexidades dos mercados internacionais.
  • Transformação digital na prática:
    Com foco nas últimas tendências, o curso explora ferramentas digitais como IA, Big Data e IoT, capacitando profissionais para otimizar operações e proporcionar experiências inovadoras aos clientes em um cenário de constante evolução.
  • Tomada de decisões estratégicas:
    Por meio de disciplinas como Gestão Financeira, Marketing e Projetos, você desenvolverá as habilidades críticas para a tomada de decisões seguras e fundamentadas, fator-chave em um ambiente corporativo acelerado.
  • Networking de alto impacto: 
    O programa promove uma rede de contatos exclusiva com profissionais e líderes de diversas áreas. Seminários, eventos e palestras enriquecem a experiência e abrem portas para o desenvolvimento profissional.

PARA QUEM É VOLTADO?

Administradores, contadores, economistas, engenheiros e outros profissionais atuantes ou que almejam cargos de liderança e que tenham experiência de mercado. É necessário que os interessados sejam graduados em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).
 

O que será ensinado:

  • Evolução do pensamento em Marketing;
  • Segmentação e posicionamento;
  • A gestão de marcas e suas aplicabilidades;
  • Tipos de mercado e os modelos de comportamento do consumidor na atualidade;
  • Pesquisa de Marketing;
  • Decisões de Marketing estratégico;
  • Gerenciamento de produtos e serviços estratégicos de comunicação com o mercado;
  • Marketing de relacionamento;
  • Processo de decisão de compra: B2C e B2B;
  • Jornada do cliente B2C e B2B;
  • Métricas fundamentais para acompanhamento das estratégias de Marketing;
  • O Marketing no ambiente digital.
  • Introdução e ferramentas principais voltadas a novos negócios: Plano de Negócio e Business Model Canvas;
  • Análise de Mercado;
  • Análise Estratégica Gestão de Operações Plano financeiro: fontes de financiamento, regimes tributários e noções para elaboração do fluxo de caixa;
  • Análise de risco;
  • Apresentação final (pitch).
  • Fundamentos e princípios da contabilidade básica;
  • Análise das demonstrações contábeis, do balanço patrimonial, da demonstração de resultado, da demonstração das origens e aplicações de recursos, da demonstração das mutações do patrimônio líquido, da participação societária e variações do patrimônio líquido;
  • Análise econômico-financeira de situações hipotéticas e verídicas;
  • Contabilidade de custo;
  • Tomadas de decisão abordando métodos de custeio e ponto de equilíbrio;
  • Orçamento operacional e financeiro;
  • Verificação da situação econômico-financeira da empresa por meio dos indicadores de desempenho consagrados no mercado, como liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade;
  • Método DuPont;
  • Análise horizontal e vertical. 
  • Microeconomia: analisar, dentro de indústrias específicas e considerando o papel dos consumidores, concorrentes e agentes públicos e sua influência na condução dos negócios: Os principais conceitos econômicos, como demanda, oferta e elasticidade e seus efeitos nas decisões de produção e preço;
  • Fundamentos das teorias de produção e custo: diferentes tipos de custos incorridos pelas empresas na produção de bens e serviços, como custos fixos, variáveis e marginais para otimizar a produção e minimizar os desperdícios;
  • Diferentes tipos de mercado, como concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística, e suas implicações para o comportamento das empresas e dos consumidores;
  • Políticas governamentais (como impostos, subsídios e regulamentações) e seus efeitos no funcionamento dos mercados e as decisões das empresas;
  • Macroeconomia: influência dos dados econômicos e da conjuntura.
  • Introdução a ESG;
  • Investimentos Sustentáveis;
  • Integração de ESG no processo de investimento;
  • Análise de materialidade;
  • Indicadores ambientais;
  • Indicadores sociais;
  • Indicadores de governança;
  • Apresentação dos trabalhos.
  • Panorama geral do mundo das finanças;
  • Definição de lucro e riqueza;
  • Estruturas de capital (próprias e de terceiros);
  • Taxa Mínima de Atratividade (TMA);
  • Custo Médio Ponderado do Capital (WACC);
  • Quantificação do capital de giro;
  • Gerenciamento do fluxo de caixa;
  • Métodos para análise de investimentos.
  • Conceito e definições de liderança, com exemplos e realizações de líderes empresariais importantes;
  • Importância da liderança para a gestão das organizações;
  • Competências para um líder eficaz;
  • Tipos de liderança: coaching e mentoria como ferramentas do líder;
  • Liderando equipes de alta performance;
  • Gestão de crises e gestão da mudança;
  • Visão geral sobre os principais processos de gestão de pessoas: gestão por competências e estabelecimento de cargos;
  • Captação de talentos;
  • Treinamento e desenvolvimento de talentos;
  • Remuneração e recompensas;
  • Avaliação de desempenho e prática do feedback;
  • Gestão de carreiras;
  • Gestão e conflito intergeracional de pessoas;
  • Tendências em gestão de pessoas: Qualidade de vida no trabalho, Endomarketing e Employer Branding, diversidade e inclusão;
  • Fatores críticos de sucesso para a construção da carreira, com ênfase nos primeiros anos de emprego.
  • Dinâmica do comércio internacional e acordos internacionais;
  • Terminologia e conceitos relacionados ao mercado internacional;
  • Aspectos legais do comércio internacional;
  • Processos aduaneiros e logísticos;
  • Divisão do trabalho e organização financeira do século XX;
  • Sistema, fluxos e transações financeiras e comerciais internacionais (inclui hedge e flutuação cambial);
  • Dinâmica do comércio de matéria-prima, petróleo e a maldição dos recursos naturais;
  • Novos países com industrialização recente e a mudança do papel no contexto global;
  • Globalização e desglobalização;
  • Internacionalização de empresas brasileiras e internacionalização de empresas estrangeiras;
  • Tipos de riscos em negócios internacionais;
  • O ambiente cultural e os riscos transculturais;
  • Estratégias de internacionalização e vantagem competitiva.
  • Contexto atual e importância da transformação digital nas organizações;
  • Quatro pilares da transformação digital: Computação em Nuvem, Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas;
  • Aplicação de tecnologias atuais na promoção da transformação digital e negócios digitais;
  • Transformação digital no Brasil;
  • Laboratórios aplicados em prototipação e ferramentas no-code;
  • Criação de um chatbot;
  • Ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
  • Pré-condições da negociação e como se preparar para negociações;
  • A lição de casa: conhecendo seu interlocutor: interesses, limitações, margens de manobra e pressões ocultas;
  • Diferenças e semelhanças entre negociações e barganhas;
  • A divisão do “delta” do preço;
  • A técnica da ancoragem;
  • A dinâmica da negociação;
  • Concessões e contrapartidas: como exigi-las, oferecê-las e recebê-las;
  • Conhecendo as estratégias defensivas contra truques de negociadores experientes;
  • A negociação por pacotes e por fatias: oferecendo e recebendo seu primeiro pacote;
  • Evitando o fatiamento da negociação;
  • A técnica da linha-reta;
  • O controle emocional durante a negociação: o papel da raiva, do medo e da ansiedade na negociação;
  • Autocontrole e interpretação da linguagem não-verbal;
  • Espelhamento;
  • Fundamentos estratégicos de operações;
  • Processos de produção, gestão da qualidade, gestão da capacidade produtiva, planejamento e controle da produção, de operações e gerenciamento da cadeia de suprimentos;
  • Decisões simuladas em operações;
  • Abordagens de gestão de estoque, transporte e localização;
  • Novas tendências e desafios da Gestão da Cadeia de Suprimentos: Indústria 4.0, Comércio Eletrônico e Sustentabilidade;
  • Cadeias de Suprimentos Globais e novas tendências globais: Offshoring, Nearshoring e Friendshoring;
  • Técnicas e ferramentas de aumento da produtividade, melhoria da qualidade de processos e redução de custos: metodologia Lean Sigma;
  • Sistemas de informação na gestão de operações e logística.
  • Descrever os estágios do processo de gerenciamento de projetos;
  • Descrever o ciclo de vida de projetos;
  • Conhecer as dez áreas de conhecimento, especificadas no Guia PMBOK;
  • Aplicar o conhecimento em gerenciamento de projetos em empreendimentos temporários ao longo de sua carreira profissional;
  • Conhecer os processos e ferramentas relacionados à Gestão Empresarial de Projetos: PMO, Programas e Portfólio;
  • Introdução à gestão ágil de projetos.
  • Técnicas para uma redação executiva;
  • Ferramentas de visualização e apresentação de dados;
  • Recomendações sobre como elaborar uma apresentação estruturada;
  • Lógica de argumentação;
  • Técnicas de oratória Storytelling e Data Storytelling.
  • Introdução, conceitos gerais e processo de planejamento estratégico: apresentação de conceitos centrais de estratégia, origem da estratégia, processo de planejamento estratégico, escolas do planejamento estratégico;
  • Ambiente externo: análise do Setor e Posicionamento Competitivo: Análise da concorrência e análise da atratividade da indústria pelo modelo das 5 forças de Porter;
  • Ambiente externo: stakeholders e macroambiente: análise de stakeholders, identificação e análise de forças macroambientais (PESTAL);
  • Aspectos internos: visão baseada em recursos, capacidades, competências essenciais e capacidades dinâmicas;
  • Diagnóstico estratégico;
  • Análise SWOT Estratégias em nível empresarial: estratégias de crescimento, de estabilidade e de redução, análise de portfólio empresarial e internacionalização;
  • Estratégias em nível de negócio;
  • Estratégias genéricas e abordagens de estratégias de negócio organização;
  • Estrutura organizacional para implementação da estratégia;
  • Implementação da estratégia;
  • Processo de gestão de mudança e modelo BSC;
  • Gestão ágil e estratégia;
  • Modelo de startup enxuta, estágios de startups e testes de modelos.
  • Modelagem e simulação empresarial por meio de atividades de compreensão de problemas organizacionais;
  • Construção de modelos causais e de modelos de simulação, por meio de software adequado para esta realidade;
  • Realização de decisões envolvendo as diferentes áreas de uma empresa, como finanças, logística, recursos humanos, marketing, entre outras.
  • Componentes da Tecnologia da Informação: Hardware, Software, Redes e Bancos de Dados, Cloud Computing;
  • Segurança de informação / Cyber Security;
  • Business;
  • Process Management (BPM) e Gestão de Processos;
  • Gestão com ERP e CRM nas empresas;
  • Inteligência de Negócios (BI) como suporte às decisões empresariais;
  • Tendências atuais: Inteligência Artificial e Transformação Digital.
  • Técnicas para uma redação executiva;
  • Ferramentas de visualização e apresentação de dados;
  • Recomendações sobre como elaborar uma apresentação estruturada;
  • Lógica de argumentação;
  • Técnicas de oratória: Storytelling e Data Storytelling.

Módulo internacional

No MBA em Gestão de Negócios da Faculdade ESEG você tem a oportunidade única de realizar um módulo opcional em Portugal, na Iscte Executive Education. O programa Missão de Estudos – Aceleração em Gestão contempla uma semana de estudos em Portugal, com aulas presenciais, visitas a empresas e certificação internacional. A visão aprofundada deste módulo possibilita adquirir uma perspectiva mais estratégica e integrada sobre consumer behavior, design thinking e liderança em negócios.
 
O investimento no módulo internacional é feito à parte, mediante a formação de turma. Mais informações sobre o módulo podem ser obtidas junto ao ESEG International, escritório de internacionalização da Faculdade ESEG, pelo e-mail internacional@eseg.edu.br.
 
Iscte Executive Education é a primeira Escola de Negócios de formação de executivos, associada a uma universidade, tendo surgido em Portugal em 1988. A instituição encontra-se entre as 50 melhores escolas de negócios da Europa, possui diversas acreditações internacionais, como da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) e da Association of MBAs (AMBA), e está presente em diversos rankings, como o QS World University Ranking, o Financial Times Executive Education (Top 50) e o Financial Times Executive MBA (Top 100).

Acreditações:

A Associação Nacional de MBA – ANAMBA tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seus padrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, é membro do seleto grupo de escolas associadas pela ANAMBA, o que representa o compromisso da Faculdade com os parâmetros de qualidade dos cursos de especialização por ela oferecidos e sua afinidade com os projetos da Agência, referência nacional na avaliação da educação executiva no ensino
superior.

O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.

Invista em seu futuro!

BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS

Colaboradores de empresas parceiras, egressos da Faculdade ESEG e comunidade do Grupo Etapa
contam com condições exclusivas para cursar o MBA em Gestão de Negócios.

Para saber mais sobre essas condições e as possibilidades de pagamento, entre em contato conosco.

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