Pós-graduação em
Comércio Internacional
Duração
368h - 12 meses
Dias
Terças e Quintas
Horário
19h10 às 22h50
Localização
Campus Paraíso
368h - 12 meses
Terças e Quintas
19h10 às 22h50
Campus Paraíso
448h - 24 meses
Terças e Quintas
19h10 às 22h50
Câmpus Paraíso
A Pós-graduação em Comércio Internacional capacita os profissionais a atuarem no mundo corporativo internacional, nas áreas de importação e exportação de bens e serviços. O curso propicia uma formação sólida nos modelos teóricos e práticos da economia e do comércio exterior abordados pelas empresas para o comércio mundial, tendo como propósito o aumento da competividade e da qualidade nos processos internos das organizações. Isso é uma necessidade atual das empresas, pois o cenário econômico global, pós pandemia, indica um amplo crescimento das atividades comerciais entre os países de todos os continentes. No curso são avaliadas e discutidas estratégias das empresas que atuam e querem atuar nos mercados globais. O aluno desenvolverá uma visão sistêmica sobre o comércio internacional e além, poderá constatar situações com boas oportunidades e também desafios nas transações de comércio internacional.
O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito desenvolver e aprimorar habilidades e competências em Comércio Internacional.
O curso apresenta elementos consagrados em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.
Durante o programa, o aluno encontrará:
Fundamentos e princípios da contabilidade básica. Análise das demonstrações contábeis, do balanço patrimonial, da demonstração de resultado, da demonstração das origens e aplicações de recursos, da demonstração das mutações do patrimônio líquido, da participação societária e variações do patrimônio líquido. Análise Econômico-Financeira de situações hipotéticas e verídicas. Contabilidade de Custos. Tomada de decisões abordando métodos de custeio e ponto de equilíbrio. Orçamento Operacional e financeiro. Verificação da situação econômico-financeira da empresa através dos indicadores de desempenho consagrados no mercado como liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análise horizontal e vertical.
Os principais conceitos econômicos, como demanda, oferta e as diferentes estruturas de mercado. A mensuração das atividades econômicas. Sistema financeiro nacional (SFN) e mundial. Políticas econômicas: monetária e fiscal. Inflação e regime de metas de inflação, canais de transmissão da política monetária. Trajetória da relação dívida/PIB e percepção de risco. Análise de conjuntura econômica doméstica e global.
Panorama geral do mundo das finanças. Definição de lucro e riqueza. Estruturas de capital (próprio e de terceiros). Taxa mínima de atratividade (TMA). Custo médio ponderado do capital (WACC). Endividamento e benefício fiscal. Quantificação do capital de giro. Avaliação de ativos. Métodos para análise de investimentos (TIR, VPL e Payback). Análise e interpretação de estudos de casos.
Conceitos de matemática financeira: Juros Simples e Juros Compostos. Tipos de Taxas de Juros. Operações de Desconto. Equivalência de taxas e capitais. Cálculo do valor presente e valor futuro. Séries de Pagamentos. Sistemas de amortização mais utilizados: Tabela Price e Sistema de Amortização Constante. Método de análise de fluxos de caixa. Desconto racional composto e desconto comercial. Estatística básica aplicada à gestão de negócios. Tópicos de probabilidade e de estatística. Mensuração de retorno e de volatilidade.
Os pilares do pensamento administrativo. As escolas teóricas da Administração. Enfoques teóricos pós contingenciais e temas futuros em Administração. Estratégia Organizacional. Organizações no atual contexto global. Temas contemporâneos ao estudo organizacional: Sustentabilidade, Ética Organizacional e Responsabilidade Social Empresarial. Ferramentas aplicáveis à tomada de decisão organizacional. ESG (environmental, social and governance) para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Identificação e gerência de Riscos.
Relações internacionais. Relações econômicas internacionais. Balança comercial. Corrente comercial. Produto interno bruto e sua relação com o comércio internacional. O Brasil no cenário internacional. Participação no comércio internacional. Pauta de importação e exportação. Fluxo de comércio. Tendências globais. Internacionalização de empresas. Conceitos básicos e teorias de internacionalização de empresas. Estratégias de sucesso e fracasso. Desafios para a internacionalização.
Abordagem teórica de economia internacional. Conceitos de câmbio e os regimes cambiais. Paridade da taxa de juros: relação entre juros, câmbio e risco. Teorias de comércio internacional: modelo de Heckscher-Ohlin. Impactos de políticas macroeconômicas de grandes economias e a interdependência de nações: benefícios e problemas. Aspectos de recentes crises financeiras globais, como a de 2008 sobre o crescimento global e a taxa de câmbio.
O Sistema Brasileiro de Comércio Exterior: estrutura, participantes, legislação. Procedimentos fiscais, administrativos e financeiros relacionados às exportações e às importações. Legislação aduaneira: características, regimes especiais. Planejamento Tributário relacionado ao comércio exterior. Instituições e produtos de financiamento ao comércio exterior brasileiro. Legislação cambial.
Fundamentos do direito internacional. Tratados de comércio internacional e área de livre comércio. Uniões aduaneiras. Protecionismo versus competitividade. Instituições de apelação do comércio global. Medidas de antidumping e de salvaguarda; medidas compensatórias. Estudo de casos de contenciosos no comércio mundial. Guerra comercial entre EUA e China e implicações para o comércio brasileiro.
Introdução ao estudo da Logística: conceitos e aplicações práticas. Gestão estratégica em logística: uma questão de competitividade. Fundamentos de boas práticas de estocagem, distribuição e expedição. Utilização da tecnologia em processos e logística. Cadeias produtivas globais (Supply Chain Management). Integração e competitividade do país em um ambiente de intensificação da concorrência.
Definição e evolução do pensamento em Marketing. Tipos de segmentação e posicionamento em marketing. A gestão de marcas e suas diferentes definições e aplicabilidades. Tipos de mercado e os modelos de comportamento do consumidor moderno. Pesquisa de Marketing. Decisões de Marketing. Marketing estratégico. Gerenciamento de produtos, serviços e estratégias de comunicação e vendas. Marketing de relacionamento. O Marketing no ambiente digital.
Definições de criatividade e inovação. Processo de desenvolvimento da criatividade. Pensamento criativo. Ferramentas de Criatividade. Boas Práticas de Gestão da Criatividade no mundo corporativo. Gestão do Conhecimento e Gestão da Inovação. Inovação e Criatividade no mundo digital. Proteção do conhecimento.
Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.
O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.
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