Pós-graduação em
Gestão de Operações e Logística no E-Commerce
Duração
368h - 12 meses
Dias
Segundas e Quartas
Horário
19h10 às 22h50
Localização
Campus Paraíso
368h - 12 meses
Segundas e Quartas
19h10 às 22h50
Campus Paraíso
448h - 24 meses
Terças e Quintas
19h10 às 22h50
Câmpus Paraíso
A Pós-graduação em Gestão de Operações e Logística no E-commerce desenvolve conhecimentos e habilidades específicas para os profissionais que almejam a constante inovação das estratégias atuais e complexas de E-commerce. O curso prepara profissionais com competências para estudar, mapear, analisar diversas situações e determinar oportunidades de melhorias na gestão de operações e logística envolvendo o comércio eletrônico.
O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito formar especialistas em Gestão de Operações e Logística no E-commerce, com capacidades de analisar as tendências do mercado e propor alternativas e soluções práticas para o desenvolvimento, manutenção e estabilidade organizacional.
O curso apresenta elementos consagrados em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.
Durante o programa, o aluno encontrará:
Uma visão estratégica de Operações e Logística – 32h
Integração das operações desde a logística de suprimentos, de produção, de distribuição e de serviços relativos ao e-commerce, principais decisões operacionais de uma empresa, o modelo de transformação input-output, papel estratégico de operações, estratégia de operações orientada ao cliente – fatores competitivos, ganhadores de pedido, qualificadores e os pouco relevantes, objetivos de desempenho.
Cadeia de suprimento digital e o uso de tecnologia – 32h
Digitalização como ferramenta e estratégia das empresas para agilizar os processos e conectar em tempo real todos os integrantes da cadeia do e-commerce, uso de tecnologias como Impressora 3D, Big Data, IoT, Machine Learning e Blockchain para rastrear cadeias de suprimento e iniciativas de digitalização na cadeia.
Registro, análise e melhoria contínua de processos – 32h
Tipos de processos produtivos de bens – por projeto, por tarefa, por lote, em massa e continuo, e serviços – serviços profissionais, de serviços e em massa, técnicas de mapeamento de processos – fluxograma de processos, Bueprint de serviços e mapas de fluxo de valor (Value Stream Mapping), Manifesto Ágil e os métodos ágeis, diferença entre tradicional e ágil, métodos Scrum e Kanban.
Planejando a Produção com Lean Manufacturing – 32 h
O que é manufatura Lean, seu significado e sua evolução, seus cinco princípios e os oito tipos de desperdício, ferramentas do Lean – Heijunka, Poka-Yoke, Kaizen, Kanban, takt time e VSM. Processos puxados e empurrados, sistema Just-in-Time de programação e controle da produção. Sistema MRP (Material Requirement Planning). Planejamento das Necessidades de Materiais de programação e controle da produção.
Gestão de transportes – 32h
Como a função de transportes se associa aos diversos processos logísticos, roteirização, TMS, em especial à distribuição ou à movimentação de cargas, escolha e caracterização dos principais modais de transporte, os custos que compõem a atividade logística de transporte, bem como as empresas que prestam serviços de natureza logística, os chamados operadores logísticos.
Gestão da Tecnologia da Informação E-commerce – 32h
Impactos que a TI tem exercido nos negócios. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Fundamentos de E-commerce. Principais ferramentas e tendências. Além da explanação da teoria serão realizadas atividades práticas aplicadas, estudos de caso e discussões em grupo.
Gestão do E-commerce – 32h
Principais conceitos e práticas dos modelos de negócio na internet. Comércio Eletrônico – tipos de negócio, os Números do Comércio Eletrônico no Brasil e no Mundo, Pilares do E-commerce. Marketplaces – o que é, possíveis formas de atuação dos varejistas nesse ambiente, prós e contras do modelo. Integração ambientes físico e digital. Estratégias de visibilidade e ativação. Gestão dos pedidos, envio e logística e análise de desempenho – leads, acessos e taxas de conversão.
Logística no E-commerce – 32h
Papel da logística no E-commerce, planejando a logística para o e-commerce – gestão do estoque. Monitoramento de indicadores de desempenho (KPI) – gestão do custo logístico; gestão de transportes, conceitos e fundamentos da logística de distribuição, tipos de canais de distribuição, a importância do sistema de informação e fundamentos da logística reversa.
Logística aplicada em operações de serviços – 32h
Conceitos das atividades de serviços. Serviços x Produtos. Semelhanças e diferenças significativas. Tipos e características das operações de serviços. Conceitos e aplicações das operações logísticas no âmbito das instituições financeiras, bancos de varejo, empresas de alta tecnologia, serviços hospitalares, unidades de atendimento à saúde, que apresentam processos logísticos complexos, Conceitos de Service Response Logistics (SRL) – coordenação das atividades não materiais e inclui gestão do tempo de espera, da capacidade e canais de distribuição.
Localização das instalações, Armazenagem e Tipos de arranjo físico – 32h
Como a função de armazenamento se associa aos diversos processos logísticos e ao tempo de ciclo das operações, Projeto de CD (Centro de Distribuição), métodos de análise das alternativas de localização das instalações, layout e os tipos de arranjo físico (layout) de processos produtivos de bens e serviços – posicional, funcional, celular, por produto e híbrido, avaliação do arranjo funcional por meio de fatores quantificáveis.
Desenvolvimento de competências e habilidades na Gestão de Operações e Logística no E-commerce – 16h
Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para liderar equipes, visando a alta performance. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.
Resolução de Problemas e Tomada de Decisão na Gestão de Operações e Logística no E-commerce – 16h
Desenvolvimento de competências gerenciais e um conjunto de habilidades visando a resolver problemas e tomar decisões. Ferramentas para o processo decisório. Estudos de Casos nacionais e internacionais.
Metodologia e TCC-Trabalho de Conclusão de Curso – 16h
Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.
O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.
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Planos de pagamento:
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