Pós-graduação em
Gestão e Engenharia de Qualidade
Duração
368h - 12 meses
Dias
Segundas e Quartas
Horário
19h10 às 22h50
Localização
Campus Paraíso
368h - 12 meses
Segundas e Quartas
19h10 às 22h50
Campus Paraíso
448h - 24 meses
Terças e Quintas
19h10 às 22h50
Câmpus Paraíso
A Pós-graduação em Gestão e Engenharia de Qualidade visa formar profissionais aptos a realizar uma gestão eficaz da qualidade e da competitividade. O curso proporciona conhecimentos amplos sobre gestão por processos e a gestão da qualidade, com foco na excelência competitiva. Também aborda aspectos relativos ao meio ambiente e a saúde e segurança dos trabalhadores, além da integração de sistemas de gestão.
A Pós-graduação em Qualidade, Gestão e Engenharia de Processos da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.
Durante o programa, o aluno encontrará:
Teoria dos Sistemas. Sistemas internacionais de gestão da qualidade. Norma de gestão da qualidade ISO 9000. Normas para auditoria da qualidade. Certificação de sistemas de gestão da qualidade e empresas certificadoras nacionais e internacionais. Análise dos requisitos e confecção da documentação para a certificação da qualidade. Modelo de normas internacionais ISO e a qualidade total: desafios e oportunidades.
Estatística básica. Análise de dados. Probabilidades. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Principais distribuições de probabilidades. Distribuições amostrais. Estimação, intervalos de confiança. Teste de hipóteses. Aplicações em CEP-Controle Estatístico do Processo e em outras utilizações da estatística na área da qualidade. Exemplos e exercícios aplicados nas áreas de manufatura e de serviços.
Abordagem de Processo. Descrição e desempenho dos Processos. Abordagem Lean (Kaizen, Sistema Toyota de Produção, Ferramentas e Vantagem Competitiva). Redesenho dos Processos. Mudança nos Processos. Análise, Controle e Capacidade dos Processos. Estudos de casos nas áreas de manufatura e de serviços.
Produção de bens e serviços. A qualidade em serviços. Características e elementos dos serviços. Gestão da organização de serviços. Comportamento do cliente. Percepção do cliente. Momentos da verdade. Relacionamentos. Modelo dos 5 Gaps.
Implementação de sistemas de Gestão Ambiental, com foco na norma internacional ISO 14001. Legislação ambiental no Brasil e no mundo. Legislação referente aos resíduos sólidos, líquidos e emissões. Selos Verdes e Rotulagem Ambiental. Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, norma ISO 45001. Conjunto de processos para melhorar a segurança do trabalho. Requisitos legais de saúde e segurança do trabalho no Brasil e no mundo. Dados estatísticos brasileiros e mundiais sobre a segurança do trabalhador. Estudos de caso em empresas que implementaram a norma ISO 14001 e a ISO 45001.
Definição do Seis Sigma. Pensamento estatístico. Preparando e adaptando o Seis Sigma para aplicação nas empresas. Métricas Seis Sigma. Metodologia DMAIC (define, measurement, analyse, improve and control). Projetos Lean Sigma, seleção e priorização. Execução e controle. Interface com técnicas estatísticas e ferramentas da qualidade (CEP, FMEA, DOE, técnicas de resolução de problemas, gráficos e correlação; ferramentas de melhoria contínua, PDCA e outras). Métricas e ferramentas Lean. Desenvolvimento de líderes e equipes Lean Sigma (green belts, black belts e master black belts). Utilização de softwares específicos para o Seis Sigma. Contabilização dos ganhos dos projetos. Estudos de Casos.
Definição e histórico de engenharia de valor. Descrição de Funções e Valor em produtos e processos. Custos e investimentos na produção industrial e na implantação de serviços. Preceitos aplicados no levantamento, condução e maximização de recursos ainda na etapa de concepção de um projeto. Grau de valor de cada função em produtos e processos. Análise comparativa. Estudos de Casos.
Sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001), ambiental (ISO 14001) e saúde e segurança ocupacional (ISO 45001). Benefícios da adoção de Sistemas de gestão integrados, visando diminuição de custos, simplificação na documentação, maximização de mão de obra e aumento de produtividade na gestão dos sistemas. Correlação entre os requisitos. Administração do SIG-Sistema Integrado de Gestão. Estudos de Caso.
Abordagem de risco. Norma Internacional para Gestão de Riscos ISO 31000 (princípios e diretivas abrangentes como auxílio para as organizações em suas análises e avaliações de riscos). Pilares da gestão de riscos (planejamento; identificação dos riscos; classificação; estruturação de planos de ação; monitoramento).
Planejamento do Projeto. Viabilidade do Projeto. Projeto Básico. Projeto Executivo. A implementação da fabricação. Comercialização e acompanhamento. Pós-venda.
Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para liderar equipes, visando a alta performance. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.
Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.
O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.
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