MBA EM
MBA em Gestão estratégica de negócios
Duração
384h - 14 meses
Dias
Segundas e Quartas
Horário
19h10 às 22h50
Localização
Campus Paraíso
384h - 14 meses
Segundas e Quartas
19h10 às 22h50
Campus Paraíso
448h - 24 meses
Terças e Quintas
19h10 às 22h50
Câmpus Paraíso
O MBA em Gestão Estratégica de Negócios da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa propicia a formação e o desenvolvimento aprimorado de habilidades de gestão e do empreendedorismo. O foco é a visão estratégica totalmente integrada dos inúmeros aspectos contemporâneos do mundo corporativo. O profissional formará um portfólio para avaliações de estratégias competitivas, modernas e inovadoras para atingir as metas organizacionais, tendo como base estudos de casos teóricos e práticos, adaptados à cultura empresarial e também à tecnologia.
O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito desenvolver e aprimorar habilidades para liderar equipes de trabalho visando a melhor produtividade dos colaboradores. O curso propicia o conhecimento e a utilização de modernas técnicas de gestão, de negociação e de comunicação entre liderança e liderados.
O MBA em Gestão Estratégica de Negócios da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.
Durante o programa, o aluno encontrará:
Estratégias e Modelos de Negócio – 32h
Pensamento estratégico e Business Modelling, Ferramentas para estratégia – Governança, risco, Compliance e proteção de dados na era digital, Data Analytics para tomada de decisão e Inteligência de mercado, Elaboração de Mapas Estratégicos e Diferentes tipos de Modelo de Negócio.
Planejamento Estratégico – 32h
Conceituação e evolução do pensamento estratégico. As diferenças entre estratégia, tática e operação. As etapas que compõem o planejamento estratégico. A gestão estratégica contemporânea. Análise e interpretação dos ambientes interno e externo das organizações. A visão baseada em recursos e o modelo VRIO. A influência da cultura organizacional na estratégia. O desenvolvimento e os diferentes tipos de estratégias organizacionais. Conceituação e aplicação do BSC-Balanced Score Card como ferramenta de controle na gestão estratégica. Ferramentas de gestão aplicadas à estratégia empresarial (análise SWOT e outras).
Inteligência de Mercado – 32h
Entendendo inteligência de mercado e sua importância, diferença entre inteligência de mercado e pesquisa de mercado. Análise do mercado concorrencial, metodologias de coleta de inteligência de mercado – Focus Group, sondagens, testes de campo, questionários, formulários e entrevistas pessoais. Utilização de Marketing Analytics para análise das informações de mercado, uso de Customer Satisfaction Score e NPS-Net Promoter Score.
Visão estratégica do futuro – 32h
Entendendo as Megatendências e como pode afetar os negócios, dilema da inovação, disrupção e organizações exponenciais, tecnologias exponenciais – IoT-Internet das Coisas, Blockchain. IA-Inteligência Artificial e Cloud para Negócios. Gestão da Informação e Inteligência de Mercado. Startups disruptivas. Criptografia e Criptomoedas.
Economia Empresarial e Global – 32h
Os principais conceitos econômicos, como demanda, oferta e as diferentes estruturas de mercado. A mensuração das atividades econômicas. A moeda e o sistema financeiro nacional e mundial. Conceituação, análise da inflação e seus diferentes tipos e dos índices de preços. O balanço de pagamentos e a balança comercial. A conta de capital e os regimes cambiais. Análise dos principais modelos de conjuntura e crescimento econômico.
Transformação Digital – 32h
Infraestrutura e Operações Ágeis de TI para Transformação Digital, tecnologias envolvidas na TD – Inteligência Artificial, Big Data, Cloud, IoT, robôs e impressora 3D, Consumo digital, Empresa digital, Plataforma de economia, Modelo baseado em acessos e setores mais propensos a sofrerem disrupção.
Finanças Aplicadas a Negócios – 32h
Panorama geral do mundo das finanças. Definição de lucro e riqueza. Estruturas de capital (próprio e de terceiros). Taxa mínima de atratividade (TMA). Custo médio ponderado do capital (WACC). Endividamento e benefício fiscal. Quantificação do capital de giro. Avaliação de ativos. Métodos para análise de investimentos (TIR, VPL e Payback). Análise e interpretação de estudos de casos. Conceitos de matemática financeira: Método de análise de fluxos de caixa.
Simulação Empresarial – Jogos de Empresa – 32h
Modelagem e simulação empresarial por meio de atividades de compreensão de problemas organizacionais. Construção de modelos causais e de modelos de simulação, por meio de software adequado para esta realidade. As decisões a serem tomadas pelos alunos envolvem as diferentes áreas de uma empresa, como finanças, logística, recursos humanos, marketing, entre outras.
Gestão de Equipes em ambiente competitivo – 32h
A dimensão humana das organizações e no mundo 4.0, Competências e estratégia competitiva, Inteligência emocional, Liderança e motivação de equipes, Processos envolvidos em modelos de avaliação de desempenho informatizado, interpessoal e autoavaliativo.
Desenvolvimento de competências e habilidades em Liderança – 32h
Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para liderar equipes, visando a alta performance. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.
Soft Skills: desenvolvimento de competências e habilidades no Mundo Corporativo – 16h
Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para liderar equipes, visando a alta performance. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.
Resolução de Problemas e Tomada de Decisão no Mundo Corporativo – 32h
Desenvolvimento de competências gerenciais e um conjunto de habilidades visando a resolver problemas e tomar decisões competentes no mundo corporativo. Ferramentas para o processo decisório na área da gestão. Estudos de Casos.
Metodologia e TCC-Trabalho de Conclusão de Curso – 16h
Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.
A Associação Nacional de MBA – ANAMBA tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seus padrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é membro do seleto grupo de escolas associadas pela ANAMBA, o que representa o compromisso da Faculdade com os parâmetros de qualidade dos cursos de especialização por ela oferecidos e sua afinidade com os projetos da Agência, referência nacional na avaliação da educação executiva no ensino
superior.
O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.
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Planos de pagamento:
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