Pós-graduação em
Gestão de Operações e Logística
Duração
368h - 12 meses
Dias
Segundas e Quartas
Horário
19h10 às 22h50
Localização
Campus Paraíso
368h - 12 meses
Segundas e Quartas
19h10 às 22h50
Campus Paraíso
448h - 24 meses
Terças e Quintas
19h10 às 22h50
Câmpus Paraíso
A Pós-graduação em Gestão de Operações e Logística propicia um amplo conjunto de conhecimentos e procedimentos para a excelência dos processos de operações e logística. A formação prepara profissionais com competências gerenciais estratégicas para atuarem nos denominados operadores logísticos ou em áreas de organizações que possuem departamento de logística. Esse profissional é bastante requisitado em todo o mundo para trabalhar em organizações de transportes dos diversos modais como ferroviário, rodoviário, aéreo e aquaviário, desenvolvendo atividades de projetos de infraestrutura logística, cálculo, otimização e gestão estratégica de custos de transportes, armazenagens, gerenciamento de frotas, negociações eficientes de frete e de contratos comerciais e diversas outras atividades relacionadas ao tema.
O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito fornecer conhecimento, modernas técnicas e ferramentas para os profissionais que desejam trabalhar na Gestão de Operações e Logística, seja em empresas de qualquer porte, públicas ou privadas.
O curso apresenta elementos consagrados em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.
Durante o programa, o aluno encontrará:
Uma visão estratégica de Operações e Logística – 32h
Integração das operações desde a logística de suprimentos, de produção, de distribuição e de serviços, principais decisões operacionais de uma empresa, o modelo de transformação input-output, papel estratégico de operações, estratégia de operações orientada ao cliente – fatores competitivos, ganhadores de pedido, qualificadores e os pouco relevantes, objetivos de desempenho. Análise de produtividade.
Gestão e Desenvolvimento de fornecedores – 32h
Abordagem voltada para o Mercado Fornecedor, aprofundando e desenvolvendo habilidades sobre gestão estratégica de fornecedores, parceiros e compras de rotina. Programas e técnicas de avaliação e certificação de fornecedores, Programa de Qualidade Assegurada – conceitos e práticas, Diferenças entre Compras, Suprimento e Procurement, visando tornar essas atividades como um diferencial competitivo.
Indústria 4.0. Desafios e Oportunidades em Gestão de Operações e Logística – 32h
Significado da Indústria 4.0 e suas etapas, automação dos serviços e o conceito do IoT e suas conexões, integrando as ferramentas e tecnologias no modelo para a Industria 4.0, cuidados com cibersegurança dos dados e o perfil do trabalho humano nessa indústria.
Registro, análise e melhoria continua de processos – 32h
Tipos de processos produtivos de bens – por projeto, por tarefa, por lote, em massa e contínuo, e serviços – serviços profissionais, de serviços e em massa, técnicas de mapeamento de processos – fluxograma de processos, Blueprint de serviços e mapas de fluxo de valor (Value Sream Mapping), Manifesto Ágil e os métodos ágeis, diferença entre tradicional e ágil, métodos Scrum e Kanban.
Planejando a Produção com Lean Manufacturing – 32h
O que é manufatura Lean, seu significado e sua evolução, seus cinco princípios e os oito tipos de desperdício, ferramentas do Lean – Heijunka, Poka-Yoke, Kaizen, Kanban, takt time e VSM. Processos puxados e empurrados, sistema Just-in-Time de programação e controle da produção. Sistema MRP (Material Requirement Planning). Planejamento das Necessidades de Materiais de programação e controle da produção.
Cadeia de suprimento digital e o uso de tecnologia – 32h
Digitalização como ferramenta e estratégia das empresas para agilizar os processos e conectar em tempo real todos os integrantes da cadeia, uso de tecnologias como Impressora 3D, Big Data, IoT, Machine learning e Blockchain para rastrear cadeias de suprimento e iniciativas de digitalização na cadeia.
Logística Reversa e Logística Verde – 32h
Conceitos e fundamentos da logística reversa e da Logística Verde, tipos de canais de distribuição, a importância do sistema de informação fundamentos da logística reversa, importância do sistema de informação dos cuidados com a última milha (distância entre o Centro de Distribuição e o endereço final de destino) e os conceitos de Insucesso e Fracasso – Insucesso quando o destinatário não foi localizado e Fracasso quando a mercadoria ou produto estão errados.
Localização das instalações, Armazenagem e Tipos de arranjo físico – 32h
Como a função de armazenamento se associa aos diversos processos logísticos e ao tempo de ciclo das operações. Projeto de CD (Centro de Distribuição), métodos de análise das alternativas de localização das instalações, layout e os tipos de arranjo físico (layout) de processos produtivos de bens e serviços – posicional, funcional, celular, por produto e híbrido, avaliação do arranjo funcional por meio de fatores quantificáveis.
Logística aplicada em operações de serviços – 32h
Conceitos das atividades de serviços. Serviços x Produtos. Semelhanças e diferenças significativas. Tipos e características das operações de serviços. Conceitos e aplicações das operações logísticas no âmbito das instituições financeiras, bancos de varejo, empresas de alta tecnologia, serviços hospitalares, unidades de atendimento a saúde, que apresentam processos logísticos complexos. Conceitos de Service Response Logistics (SRL) – coordenação das atividades não materiais e inclui gestão do tempo de espera, da capacidade e canais de distribuição.
Custos Logísticos – 32h
Importância dos custos logísticos, tipos de custos logísticos – com armazenagem, manuseio e movimentação de materiais, com estoque, com transporte e seus modais, e de oportunidade, métodos de apuração dos custos logísticos – lucratividade direta por produto (DPP), custo total de propriedade (TCO), custo total para servir (TCS), custeio baseado em atividade (ABC) e resposta eficiente ao consumidor (ECR).
Desenvolvimento de competências e habilidades na Gestão de Operações e Logística – 16h
Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para liderar equipes, visando a alta performance. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.
Resolução de Problemas e Tomada de Decisão na Gestão de Operações e Logística – 16h
Desenvolvimento de competências gerenciais e um conjunto de habilidades visando a resolver problemas e tomar decisões. Ferramentas para o processo decisório. Estudos de Casos nacionais e internacionais.
Metodologia e TCC-Trabalho de Conclusão de Curso – 16h
Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.
O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.
Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a mensalidade
Planos de pagamento:
12 x R$ 1.514,45
18 x R$ 1.009,63
24 x R$ 757,22