MBA EM

Business Analytics e Big Data

Duração

384h - 14 meses

Dias

Sextas e Sábados

Horário

19h10 às 22h50 e das 9h às 13h

Localização

Campus Paraíso

MBA EM

Business Analytics e Big Data

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

O MBA em Business Analytics e Big Data da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa desenvolve competências e habilidades para analisar e propor soluções criteriosas para os problemas do mundo corporativo, além de implementar técnicas analíticas no atual ambiente complexo, diverso e com alta quantidade de dados digitais. Os participantes aprenderão a utilizar a ciência de dados para tomar decisões executivas. O curso também promove o conhecimento e as técnicas para manusear e gerenciar as bases de dados de grandes volumes.

objetivos

O curso é uma especialização Lato Sensu que tem como propósito formar profissionais com habilidades e competências em >Business Analytics e Big Data para auxiliar as empresas a alavancar suas vantagens competitivas. O especialista formado na ESEG terá conhecimentos técnicos não somente em TI, mas também em gestão, inovação e Soft Skills, formando assim um profissional completo para atuar no atual cenário complexo das empresas.

Público-alvo

Todos os profissionais de distintas áreas do mundo corporativo, que desejam direcionar sua carreira para a área ou adquirir conhecimentos em Business Analytics e Big Data. O curso também é destinado aos profissionais que almejam atuar na transformação e segurança digital das empresas no século XXI. Não é necessária a formação nem experiência nas áreas de Ciências de Dados ou TI.

DIFERENCIAIS

O MBA em Business Analytics e Big Data da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Aulas interativas e exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios e TI;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores da Economia;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Curso com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisão).

GRADE CURRICULAR

Apresentação de estratégias direcionadas nos resultados de médio a longo prazo, sempre direcionado aos objetivos principais do negócio e respeitando as metas intermediárias e prazos determinados.

Discussões a respeito dos conceitos de geração de valor nas empresas, sendo seu significado e importância colocados na perspectiva dos clientes e seus impactos na economia.

Estudo dos métodos estatísticos de análise de séries temporais, com o objetivo de inferir conhecimento a partir dos dados coletados ou gerados de uma empresa.

Ensino de metodologias quantitativas e qualitativas que permitem o gerenciamento do patrimônio de uma empresa, garantindo as operações de uma empresa e permitindo que o planejamento estratégico dela seja adequadamente registrado.

Estudo de técnicas de resolução de problemas aplicados ao dia a dia corporativo, objetivando a otimização dos resultados de uma empresa.

Ensino de metodologias de desenvolvimento e gerenciamento contínuo de projetos, sempre apoiado em um cronograma corretamente planejado e acordado. 

Aprendizado de técnicas de tomada de decisão baseando-se em grandes volumes de dados, onde é preciso modelar os dados, incluindo também séries temporais, para realizar a tomada de decisão.

Aprendizado de metodologias de análise de dados, para que seja possível o alcance de conclusões baseadas em resultados quantitativos, embasados nos dados armazenados pela empresa.

Utilização de técnicas estatísticas em dados que têm estruturas espacial ou espaço-temporal. Desta forma, pode-se realizar modelagens de dados cujos fenômenos são representativos dentro de um espaço geográfico, por exemplo.

Apresentação de metodologias e ferramentas utilizadas na análise dos dados gerados a partir das mídias sociais, com o objetivo de minerar dados e alcançar conhecimento a partir destes meios de comunicação digital.

Análise de dados para fins de predição. Neste sentido, sabendo que os dados são ativos valiosos das empresas, é de vital importância que seus profissionais sejam capazes de explorar todos os conhecimentos possíveis de serem extraídos deles.

Estudo das estruturas e implantação de banco de dados. É importante entender a modelagem dos dados de maneira estruturada, bem como as arquiteturas distribuídas, que permitem maior escalabilidade das soluções.

Aprofundamento do estudo das técnicas estatísticas, que permitem explicar a frequência de ocorrência de eventos, muitas vezes utilizando experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza destes eventos. Desta maneira, podemos estimar a previsão de alguns fenômenos relacionados aos eventos estudados.

Apresentação de cálculos matemáticos matriciais para a realização de modelagens em diversas dimensões. A partir daí, pode-se utilizar técnicas de agrupamento para encontrar similaridades entre os dados analisados, agrupando-os em partições coerentes.

Estudo das metodologias de pesquisa e desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso dentro das normas estabelecidas. Este desenvolvimento será o produto do conhecimento adquirido pelo aluno no decorrer do curso.

Estudos de casos onde a aplicação de tecnologias na gestão de negócios foram diferenciais no sucesso deles.

A Associação Nacional de MBA – ANAMBA tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seus padrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é membro do seleto grupo de escolas associadas pela ANAMBA, o que representa o compromisso da Faculdade com os parâmetros de qualidade dos cursos de especialização por ela oferecidos e sua afinidade com os projetos da Agência, referência nacional na avaliação da educação executiva no ensino
superior.

O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.

Investimento

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a mensalidade

deixe seu interesse

plugins premium WordPress

INVESTIMENTO

Planos de pagamento:

14 x R$ 1.935,81
20 x R$ 1.355,06
28 x R$ 967,90