MBA EM

Desenvolvimento Gerencial e Liderança

Duração

368h - 12 meses

Dias

Sextas e Sábados

Horário

19h10 às 22h50 e das 9h às 13h

Localização

Campus Paraíso

MBA EM

Desenvolvimento Gerencial e Liderança

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

O MBA em Desenvolvimento Gerencial e Liderança forma profissionais competentes para atuar como líderes focados nos resultados da empresa e no desenvolvimento integral de seus colaboradores. Com conteúdos e ferramentas alinhadas às novidades do mercado de trabalho, o curso aprimora líderes que atuam ou queiram trabalhar em todas as áreas do mundo corporativo, seja no RH, em Operações, Comercial, Finanças, Marketing, Jurídico e outras, sempre motivando equipes e aumentando a produtividade de colaboradores. Além disso, o MBA terá encontros e palestras com profissionais relevantes da área de Gestão de Pessoas, com o propósito de mostrar o que as empresas estão implementando no mundo corporativo.

objetivo

O curso é uma especialização Lato Sensu que tem como propósito desenvolver e aprimorar habilidades para liderar equipes de trabalho visando a melhor produtividade dos colaboradores. O curso propicia o conhecimento e a utilização de modernas técnicas de gestão, de negociação e de comunicação entre liderança e liderados.

Público-alvo

Todos os profissionais de distintas áreas do mundo corporativo, que desejam direcionar sua carreira para a área de gestão. Também é indicado que profissionais que possuem certa experiência em cargos de gestão e que desejam aprofundar seus conhecimentos com as mais modernas técnicas e ferramentas de desenvolvimento gerencial e liderança.

DIFERENCIAIS

O MBA em Desenvolvimento Gerencial e Liderança apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores da Economia;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Curso com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisão).

GRADE CURRICULAR

Uma visão holística de desenvolvimento gerencial – 32h
Papel do gestor e suas características, principais conhecimentos necessários a um bom gestor: gestão de pessoas e de conflitos, fundamento de marketing, fundamentos de finanças, gestão de produção e operações, estratégia empresarial, inovação, ferramentas disruptivas – IoT, IA, Big Data, Business Intelligence e a importância do networking profissional.

Desenvolvimento Gerencial – 32h
Modelo de aprendizagem 70:20:10 para ampliar conhecimento: 70% por meio do trabalho, 20% por meio de relacionamento e conexões sociais e 10% através de modelo formal, desenvolvimento de equipes, revisão de macroprocessos e mapeamento das competências, compartilhamento das experiências e melhores práticas, uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem para ampliar as ações de desenvolvimento. Estudos de Casos. 

Criação e Gestão de Conhecimento – 32h
Conhecimento – conceitos e tipologias de conhecimento nas organizações, teoria do conhecimento, organizações que aprendem (Learning Organizations), competências de organizações inovadoras, espaços de inovação e processo de inovação por pessoas e grupos. Estudos de Casos.

Governança Corporativa – 16h 
Conceitos, objetivos e práticas para o exercício da governança corporativa. Propriedade versus gestão.  Planejamento, implementação e avaliação de políticas de governança. Agentes da Governança. Responsabilidade Corporativa. Estrutura de capital, administração financeira e geração de valor econômico. Gargalos e soluções de GC na Prática. Estudos de Casos de Boas Práticas no Brasil e no mundo. 

Direito Empresarial, Relações de Trabalho e Direito Trabalhista – 16h
Regulamentação e características Direito Empresarial. Conhecimentos fundamentais de Direito Comercial e do Direito Civil. Atividades das sociedades empresárias e dos empresários, propriedade intelectual, lei das SA’s, falência e recuperação de empresas. Código de Proteção ao Consumidor. Modernas Relações de trabalho. Relações sindicais. Jornada de trabalho e Remuneração. Políticas de inclusão/diversidade. Flexibilização e terceirização. Teletrabalho: benefícios e desafios. Políticas para diminuição dos riscos trabalhistas nas empresas.

Coaching, Mentoria e Propósito de Vida – 32h
Significado de coaching e mentoria e diferença entre esses dois processos e sua aplicação no desenvolvimento dos profissionais, propósito de vida – norte, interesses e valores, algumas definições, auto-conhecimento e reflexão, desenvolvendo seu propósito de vida e convergência entre proposito de vida pessoal e profissional. Estudos de Casos.

Competências do Futuro – 32h
O futuro dos trabalhos e suas respectivas competências (relatório do WEF-World Economic Forum), Soft Skills e Hard Skills, competências digitais, criando um plano pessoal de desenvolvimento de competências, abordagens do desenvolvimento das competências – abordagem condutivista, abordagem funcional e a abordagem construtivista.

Motivação e Liderança – 32h
Teorias motivacionais – da Hierarquia das necessidades, de ERG, de Dois Fatores, de McClelland, Teorias de liderança – dos traços da personalidade, situacional e sobre estilos de liderança Papel da ambiência, do líder e da organização na motivação e contribuição das teorias e dos modelos motivacionais, Liderança nas organizações contemporâneas, Liderança e modelos de gestão. Estudos de Casos.

Gestão da Liderança – 32h
Conceito de liderança, papel do líder, da sua construção e atuação. Desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Conhecimentos acerca da formação de equipes de trabalho. Teoria das relações humanas, resiliência nas organizações, comunicação interpessoal e corporativa. Ética das empresas e seus líderes. Estudos de Casos.

Gestão de Equipes em Ambiente Competitivo – 32h
A dimensão humana das organizações e no mundo 4.0. Competências e estratégia competitiva. Inteligência emocional, liderança e motivação de equipes. Processos envolvidos em modelos de avaliação de desempenho informatizado, interpessoal e autoavaliativo. Estudos de Casos.

Liderança nas Organizações – 32h
Abordagens de liderança – Centrada no líder: traços do líder, estilos e competências para liderar. Centrada na situação ou no contexto: modelos da liderança situacional, da contingência. Centradas nos liderados: características e preferências dos liderados – seguidores alienados, conformistas, passivos e exemplares. Estudos de Casos.

Resolução de Problemas e Tomada de Decisão no mundo corporativo – 16h
Desenvolvimento de competências gerenciais e um conjunto de habilidades visando a resolver problemas e tomar decisões. Ferramentas para o processo decisório. Estudos de Casos. 

Desenvolvimento de competências e habilidades – 16h
Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para liderar equipes, visando a alta performance. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.     

Metodologia e TCC-Trabalho de Conclusão de Curso – 16h
Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.

A Associação Nacional de MBA – ANAMBA tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seus padrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é membro do seleto grupo de escolas associadas pela ANAMBA, o que representa o compromisso da Faculdade com os parâmetros de qualidade dos cursos de especialização por ela oferecidos e sua afinidade com os projetos da Agência, referência nacional na avaliação da educação executiva no ensino
superior.

O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.

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