MBA EM
E-Commerce e Negócios Digitais
Duração
368h - 12 meses
Dias
Segundas e Quartas
Horário
19h10 às 22h50
Localização
Campus Paraíso
368h - 12 meses
Segundas e Quartas
19h10 às 22h50
Campus Paraíso
448h - 24 meses
Terças e Quintas
19h10 às 22h50
Câmpus Paraíso
O MBA em E-commerce e Negócios Digitais tem como propósito formar gestores competentes para trabalhar no mundo corporativo digital e aptos a conhecer e avaliar as diferentes formas de criar valor para uma empresa através de negócios digitais. As disciplinas desenvolverão temas relacionados aos estágios de atração, geração de leads, vendas, entregas e pós-venda na administração do comércio eletrônico. Além disso, o curso desenvolverá o estudo das relações éticas dentro dos negócios digitais com stakeholders e o gerenciamento dos desafios e oportunidades atuais nesse cenário.
O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito o desenvolvimento de conhecimentos necessários para responder as demandas e impulsionar o mercado de E-commerce e Negócios Digitais. O curso também é destinado aos empreendedores que desejam iniciar suas atividades com tecnologias diferenciadas.
O MBA em E-commerce e Negócios Digitais da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.
Durante o programa, o aluno encontrará:
Gestão da Tecnologia da Informação no E-commerce – 32h
Impactos que a TI tem exercido nos negócios digitais. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Fundamentos de E-commerce. Principais ferramentas e tendências. Além da explanação da teoria serão realizadas atividades práticas aplicadas, estudos de caso e discussões em grupo.
Gestão do E-commerce – 32h
Principais conceitos e práticas dos modelos de negócio na internet. Comércio Eletrônico – tipos de negócio. Os Números do Comércio Eletrônico no Brasil e no Mundo. Pilares do E-commerce. Marketplaces – o que é, possíveis formas de atuação dos varejistas nesse ambiente, prós e contras do modelo. Integração ambientes físico e digital. Estratégias de visibilidade e ativação. Gestão dos pedidos, envio e logística e análise de desempenho – leads, acessos e taxas de conversão.
Cadeia de suprimento digital e o uso de tecnologia – 32h
Digitalização como ferramenta e estratégia das empresas para agilizar os processos e conectar em tempo real todos os integrantes da cadeia, uso de tecnologias como Impressora 3D, Big Data, IoT, Machine learning e Blockchain para rastrear cadeias de suprimento e iniciativas de digitalização na cadeia.
Logística no E-commerce – 32h
Papel da logística no E-commerce, planejando a logística para o E-commerce – gestão do estoque. Monitoramento de indicadores de desempenho (KPI) – gestão do custo logístico. Gestão de transportes, conceitos e fundamentos da logística de distribuição, tipos de canais de distribuição, a importância do sistema de informação e fundamentos da logística reversa.
Do desenvolvimento da ideia ao lançamento do negócio – 32h
Significado de Design Thinking. DT como ferramenta de inovação com foco nas pessoas, suas etapas – Descoberta, Interpretação, Ideação, Prototipação e Evolução, suas vantagens na criação de novos negócios, Minimum Viable Product-MVP para validar a viabilidade do negócio e exemplos de alguns MVP de empresas.
Estratégia e Modelos de Negócio – 32h
Construindo uma visão digital estratégica, transformação digital e a gestão da mudança nas organizações, modelo de organizações exponenciais e digitais e suas arquiteturas, ecossistemas e plataformas digitais e significado de inovação disruptiva.
Transformação Digital – 32h
Infraestrutura e Operações Ágeis de TI para Transformação Digital, tecnologias envolvidas na TD – Inteligência Artificial, Big Data, Cloud, IoT, robôs e impressora 3D, Consumo digital, Empresa digital, Plataforma de economia, Modelo baseado em acessos e setores mais propensos a sofrerem disrupção.
Business Analytics – 32h
Analytics e uso de Dados na geração de valor, repositório de dados e seus diferentes tipos, Business Analytics ou Business Intelligence, Estrutura de dados para tomada de decisão – Data Warehouse DW, Data Mart DM, Data Lake DL e Data Discovery, Ferramentas de Data Analytics e Segurança de dados
Design UX – 32h
O que é e qual a importância do User Experience UX e o Design UX e suas diferenças com o Customer Experience CX, benefícios de um eficaz Design UX, Pilares de uma boa experiência – funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, conveniência, agradável e significativo
Empreendedorismo e Inovação – 32h
BMC e o Canvas da Proposta de valor, realização de um Plano de Negócio, significado do Modelo de Negócio e alguns exemplos, startups e fontes de financiamento, regimes tributários. Ecossistema Empreendedor, Análise Financeira e Técnicas de Pitching.
Gestão de Equipes em ambiente competitivo – 16h
A dimensão humana das organizações e no mundo 4.0, Competências e estratégia competitiva, Inteligência emocional, Liderança e motivação de equipes, Processos envolvidos em modelos de avaliação de desempenho informatizado, interpessoal e autoavaliativo.
Desenvolvimento de competências e habilidades no mundo corporativo – 16h
Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para liderar equipes, visando a alta performance. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.
Metodologia e TCC-Trabalho de Conclusão de Curso – 16h
Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.
A Associação Nacional de MBA – ANAMBA tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seus padrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é membro do seleto grupo de escolas associadas pela ANAMBA, o que representa o compromisso da Faculdade com os parâmetros de qualidade dos cursos de especialização por ela oferecidos e sua afinidade com os projetos da Agência, referência nacional na avaliação da educação executiva no ensino
superior.
O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.
Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a mensalidade
Planos de pagamento:
12 x R$ 2.187,48
18 x R$ 1.458,32
24 x R$ 1.093,74