MBA EM

Empreendedorismo, inovação e transformação digital

Duração

384h - 14 meses

Dias

Segundas e Quartas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Campus Paraíso

MBA EM

Gestão de Negócios

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

O MBA em Empreendedorismo, Inovação e Transformação Digital da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa foca nos processos formativos da área, identificando os relevantes fatores envolvidos na atividade, as ferramentas adotadas para gerir e adotar a criação de valor, as estratégias para o aprimoramento de um mínimo produto viável (MPV), o conhecimento de economia criativa em ecossistemas empreendedores e importância da transformação digital dos negócios do século XXI. Os alunos conhecerão técnicas e ferramentas para inovar, criar e desenvolver negócios, novos ou já existentes, num cenário altamente competitivo, globalizado e com grande influência da tecnologia.

objetivos

O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito aperfeiçoar e aumentar os conhecimentos nas áreas de Empreendedorismo, Inovação e Transformação Digital. O curso também fornece subsídios para que os profissionais possam identificar as futuras tendências do mercado, para poderem atuar no contexto do empreendedorismo, inovação e transformação digital de organizações de diversos setores e tamanhos.

Público-alvo

O curso é destinado a profissionais graduados em inúmeras áreas como administradores, contadores, advogados, tecnólogos, engenheiros e outras áreas, além de empreendedores que visam planejar, implementar, conduzir e operacionalizar processos de inovação e transformação digital, além de desenvolver habilidades e competências para a gestão empresarial.

DIFERENCIAIS

O MBA em Empreendedorismo, Inovação e Transformação Digital da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Curso com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisão).

GRADE CURRICULAR

Empreendedorismo – 32h
Fatos e dados sobre empreendedorismo no Brasil, tipos de empreendedorismo, CCE-Características Comportamentais Empreendedoras, BMC-Business Model Canvas e o Canvas da Proposta de valor, realização de um Plano de Negócio, significado do Modelo de Negócio e alguns exemplos, Startups e fontes de financiamento.

Planejamento Estratégico – 32h
Conceituação e evolução do pensamento estratégico. As diferenças entre estratégia, tática e operação. As etapas que compõem o planejamento estratégico. A gestão estratégica contemporânea. Análise e interpretação dos ambientes interno e externo das organizações. A visão baseada em recursos e o modelo VRIO. A influência da cultura organizacional na estratégia. O desenvolvimento e os diferentes tipos de estratégias organizacionais. Conceituação e aplicação do BSC-Balanced Scorecard como ferramenta de controle na gestão estratégica. Ferramentas de gestão aplicadas à estratégia empresarial (análise SWOT e outras).

Gestão econômica e Financeira – 32h
Identificação das principais fontes de receita para o empreendedor. Assertividade na precificação. Utilização da técnica custo-volume–lucro. Conceituação da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. Conceito de “Break Even Point”. Gestão financeira assertiva. Gestão econômico-financeira.

Gestão de Franchising – 32h
Modelagem de negócios em Franchising. Implementação com sucesso de Redes de Franquias. Finanças e modelagem financeira para Franquias. Análise de Investimentos. Planejamento de curto, médio e longo prazo de Franquias. Marketing para Franquias. Gestão de Processos para Franquias. Ampliação e Venda de Franquias. Relação entre franqueador e franqueado.

Gestão estratégica de Riscos e Direito no empreendedorismo- 32h
Tipos de tributos e gestão estratégica de tributos. Definição de riscos e boas práticas em gestão de riscos empresariais. Governança Corporativa, Ética Empresarial, Compliance e Proteção de Dados. Direito básico para empreendedores desde o planejamento do negócio até o relacionamento com os Stakeholders. Geração de Valor para operações de fusão, aquisição, cisões e incorporações.

Design Thinking e Lean Startup como ferramentas de inovação – 32h
Significado de DT-Design Thinking e suas etapas, Lean Startup Ciclo–Build, Measure and Learn, o que é MVP, benefícios e seus tipos – landing page e exemplos de vídeos, medindo sucesso após construção do MVP.

Melhoria contínua de processos – 32h
O que significa “Lean 6 Sigma” e suas principais ferramentas – Poka-yoke, 5S, Kaizen, FMEA entre outras, Manifesto Ágil e os métodos ágeis, diferença entre tradicional e ágil, métodos Scrum e Kanban.

Design UX (User Experience) – 32h
O que é e qual a importância do UX-User Experience e o Design UX e suas diferenças com o CX-Customer Experience, benefícios de um eficaz Design UX, Pilares de uma boa experiência – funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, conveniência, agradável e significativo.

Transformação Digital – 32h
Infraestrutura e Operações Ágeis de TI para Transformação Digital, tecnologias envolvidas na Transformação Digital como IA-Inteligência Artificial, Big Data, Cloud, IoT-Internet das Coisas, robôs e impressora 3D, Consumo digital, Empresa digital, Plataforma de economia, Modelo baseado em acessos e setores mais propensos a serem interrompidos.

Business Analytics – 32h
Analytics e uso de Dados na geração de valor, repositório de dados e seus diferentes tipos, Business Analytics ou Business Intelligence, Estrutura de dados para tomada de decisão – Data Warehouse DW, Data Mart DM, Data Lake DL e Data Discovery, Ferramentas de Data Analytics e Segurança de dados.

Desenvolvimento de competências e habilidades no Mundo Corporativo – 32h
Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para liderar equipes, visando a alta performance. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.     

Resolução de Problemas e Tomada de Decisão no Mundo Corporativo – 16h
Desenvolvimento de competências gerenciais e um conjunto de habilidades visando a resolver problemas e tomar decisões. Ferramentas para o processo decisório. Estudos de Casos. 

Metodologia e TCC-Trabalho de Conclusão de Curso – 16h
Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.

A Associação Nacional de MBA – ANAMBA tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seus padrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é membro do seleto grupo de escolas associadas pela ANAMBA, o que representa o compromisso da Faculdade com os parâmetros de qualidade dos cursos de especialização por ela oferecidos e sua afinidade com os projetos da Agência, referência nacional na avaliação da educação executiva no ensino
superior.

O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.

Investimento

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a mensalidade

deixe seu interesse

plugins premium WordPress

INVESTIMENTO

Planos de pagamento:

14 x R$ 1.883,81
20 x R$ 1.318,66
28 x R$ 941,90