O MBA em Gestão de Negócios da Faculdade ESEG é mais do que uma formação
acadêmica. É uma oportunidade para profissionais que buscam transformar suas
carreiras e conquistar uma vantagem estratégica no competitivo mundo dos negócios.
Com aulas ao vivo em formato on-line, o programa oferece flexibilidade para o
aprendizado e interação com grandes líderes e especialistas de onde você estiver.
Ideal para quem deseja liderar em um ambiente de negócios dinâmico, o MBA em
Gestão de Negócios oferece capacitação em conhecimento prático e habilidades
estratégicas para gerar resultados, promover inovação e desenvolver soluções
sustentáveis rumo ao sucesso.
O MBA em Gestão de Negócios da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.
Durante o programa, o aluno encontrará:
Executivos, administradores, contadores, economistas, engenheiros e demais profissionais com pleno perfil de liderança, com experiência de mercado e graduados devidamente em cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).
Introdução e ferramentas principais voltadas a novos negócios: Plano de Negócio e Business Model Canvas;
Análise de Mercado;
Análise Estratégica Gestão de Operações Plano financeiro: fontes de financiamento, regimes tributários e noções para elaboração do fluxo de caixa;
Análise de risco;
Apresentação final (pitch).
Fundamentos e princípios da contabilidade básica;
Análise das demonstrações contábeis, do balanço patrimonial, da demonstração de resultado, da demonstração das origens e aplicações de recursos, da demonstração das mutações do patrimônio líquido, da participação societária e variações do patrimônio líquido;
Análise econômico-financeira de situações hipotéticas e verídicas;
Contabilidade de custo;
Tomadas de decisão abordando métodos de custeio e ponto de equilíbrio;
Orçamento operacional e financeiro;
Verificação da situação econômico-financeira da empresa por meio dos indicadores de desempenho consagrados no mercado, como liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade;
Método DuPont;
Análise horizontal e vertical.
Microeconomia: analisar, dentro de indústrias específicas e considerando o papel dos consumidores, concorrentes e agentes públicos e sua influência na condução dos negócios: Os principais conceitos econômicos, como demanda, oferta e elasticidade e seus efeitos nas decisões de produção e preço;
Fundamentos das teorias de produção e custo: diferentes tipos de custos incorridos pelas empresas na produção de bens e serviços, como custos fixos, variáveis e marginais para otimizar a produção e minimizar os desperdícios;
Diferentes tipos de mercado, como concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística, e suas implicações para o comportamento das empresas e dos consumidores;
Políticas governamentais (como impostos, subsídios e regulamentações) e seus efeitos no funcionamento dos mercados e as decisões das empresas;
Macroeconomia: influência dos dados econômicos e da conjuntura.
Contexto atual e importância da transformação digital nas organizações;
Quatro pilares da transformação digital: Computação em Nuvem, Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas;
Aplicação de tecnologias atuais na promoção da transformação digital e negócios digitais;
Transformação digital no Brasil;
Laboratórios aplicados em prototipação e ferramentas no-code;
Criação de um chatbot;
Ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
Fundamentos estratégicos de operações;
Processos de produção, gestão da qualidade, gestão da capacidade produtiva, planejamento e controle da produção, de operações e gerenciamento da cadeia de suprimentos;
Decisões simuladas em operações;
Abordagens de gestão de estoque, transporte e localização;
Novas tendências e desafios da Gestão da Cadeia de Suprimentos: Indústria 4.0, Comércio Eletrônico e Sustentabilidade;
Cadeias de Suprimentos Globais e novas tendências globais: Offshoring, Nearshoring e Friendshoring;
Técnicas e ferramentas de aumento da produtividade, melhoria da qualidade de processos e redução de custos: metodologia Lean Sigma;
Sistemas de informação na gestão de operações e logística.
Descrever os estágios do processo de gerenciamento de projetos;
Descrever o ciclo de vida de projetos;
Conhecer as dez áreas de conhecimento, especificadas no Guia PMBOK;
Aplicar o conhecimento em gerenciamento de projetos em empreendimentos temporários ao longo de sua carreira profissional;
Conhecer os processos e ferramentas relacionados à Gestão Empresarial de Projetos: PMO, Programas e Portfólio;
Introdução à gestão ágil de projetos.
Técnicas para uma redação executiva;
Ferramentas de visualização e apresentação de dados;
Recomendações sobre como elaborar uma apresentação estruturada;
Lógica de argumentação;
Técnicas de oratória Storytelling e Data Storytelling.
Introdução, conceitos gerais e processo de planejamento estratégico: apresentação de conceitos centrais de estratégia, origem da estratégia, processo de planejamento estratégico, escolas do planejamento estratégico;
Ambiente externo: análise do Setor e Posicionamento Competitivo: Análise da concorrência e análise da atratividade da indústria pelo modelo das 5 forças de Porter;
Ambiente externo: stakeholders e macroambiente: análise de stakeholders, identificação e análise de forças macroambientais (PESTAL);
Aspectos internos: visão baseada em recursos, capacidades, competências essenciais e capacidades dinâmicas;
Diagnóstico estratégico;
Análise SWOT Estratégias em nível empresarial: estratégias de crescimento, de estabilidade e de redução, análise de portfólio empresarial e internacionalização;
Estratégias em nível de negócio;
Estratégias genéricas e abordagens de estratégias de negócio organização;
Estrutura organizacional para implementação da estratégia;
Implementação da estratégia;
Processo de gestão de mudança e modelo BSC;
Gestão ágil e estratégia;
Modelo de startup enxuta, estágios de startups e testes de modelos.
Modelagem e simulação empresarial por meio de atividades de compreensão de problemas organizacionais;
Construção de modelos causais e de modelos de simulação, por meio de software adequado para esta realidade;
Realização de decisões envolvendo as diferentes áreas de uma empresa, como finanças, logística, recursos humanos, marketing, entre outras.
Componentes da Tecnologia da Informação: Hardware, Software, Redes e Bancos de Dados, Cloud Computing;
Segurança de informação / Cyber Security;
Business;
Process Management (BPM) e Gestão de Processos;
Gestão com ERP e CRM nas empresas;
Inteligência de Negócios (BI) como suporte às decisões empresariais;
Tendências atuais: Inteligência Artificial e Transformação Digital.
Técnicas para uma redação executiva;
Ferramentas de visualização e apresentação de dados;
Recomendações sobre como elaborar uma apresentação estruturada;
Lógica de argumentação;
Técnicas de oratória: Storytelling e Data Storytelling.
A Associação Nacional de MBA – ANAMBA tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seus padrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é membro do seleto grupo de escolas associadas pela ANAMBA, o que representa o compromisso da Faculdade com os parâmetros de qualidade dos cursos de especialização por ela oferecidos e sua afinidade com os projetos da Agência, referência nacional na avaliação da educação executiva no ensino
superior.
O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.
Confira o que nossos alunos dizem sobre o MBA da ESEG:
“Os docentes são altamente preparados nas mais diversas áreas de Gestão de Negócios, além da excelente localização”.
Taís Dantas do Nascimento
Nathalia Machado
“Gosto bastante da estrutura, pois faz com que as aulas sejam mais dinâmicas, não fica só na teoria.”
Maurilio Prado Ahes
“Acredito que o contato com os colegas e professores nos proporciona atualização de conhecimentos e temas relevantes ao mercado de trabalho.”
Camilla Suavinha Lima de Barros
Verifique se sua empresa já participa do programa de parceria com a Faculdade ESEG. O benefício é válido para colaboradores e seus dependentes. Caso deseje manifestar interesse em integrar o projeto, entre em contato pelo e-mail: empresas@eseg.edu.br.
*Bolsa aplicada no valor integral do curso.
Fale com um de nossos consultores da Central de Atendimento ao Candidato