Sobre o curso

O MBA em Gestão de Negócios da Faculdade ESEG é mais do que uma formação
acadêmica. É uma oportunidade para profissionais que buscam transformar suas
carreiras e conquistar uma vantagem estratégica no competitivo mundo dos negócios.

Com aulas ao vivo em formato on-line, o programa oferece flexibilidade para o
aprendizado e interação com grandes líderes e especialistas de onde você estiver.

Ideal para quem deseja liderar em um ambiente de negócios dinâmico, o MBA em
Gestão de Negócios oferece capacitação em conhecimento prático e habilidades
estratégicas para gerar resultados, promover inovação e desenvolver soluções
sustentáveis rumo ao sucesso.

Por que escolher o MBA da Faculdade ESEG, DO Grupo Etapa?

O MBA em Gestão de Negócios da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Currículo abrangente e prático: 
    Com conteúdo atual e voltado para o mercado, o programa abrange Marketing Estratégico, Finanças Corporativas, Liderança, ESG e Transformação Digital. Cada módulo é projetado para oferecer uma aplicação prática, preparando os participantes para enfrentar e superar desafios reais com pensamento estratégico.
  • Desenvolvimento em liderança e gestão de talentos: 
    Capacitação em liderança para profissionais que querem inspirar e gerir equipes de alta performance, focando na gestão de mudanças e no desenvolvimento de talentos, indispensáveis para posições estratégicas.
  • Visão global e gestão ESG:
    Um módulo especializado em ESG explora como integrar práticas sustentáveis que promovem impacto social e ambiental positivos. Além disso, o MBA oferece uma perspectiva global sobre negócios, essencial para quem deseja expandir fronteiras e entender as complexidades dos mercados internacionais.
  • Transformação digital na prática:
    Com foco nas últimas tendências, o curso explora ferramentas digitais como IA, Big Data e IoT, capacitando profissionais para otimizar operações e proporcionar experiências inovadoras aos clientes em um cenário de constante evolução.
  • Tomada de decisões estratégicas:
    Por meio de disciplinas como Gestão Financeira, Marketing e Projetos, você desenvolverá as habilidades críticas para a tomada de decisões seguras e fundamentadas, fator-chave em um ambiente corporativo acelerado.
  • Networking de alto impacto: 
    O programa promove uma rede de contatos exclusiva com profissionais e líderes de diversas áreas. Seminários, eventos e palestras enriquecem a experiência e abrem portas para o desenvolvimento profissional.

PARA QUEM É VOLTADO?

Executivos, administradores, contadores, economistas, engenheiros e demais profissionais com pleno perfil de liderança, com experiência de mercado e graduados devidamente em cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).

O que será ensinado:

  • Evolução do pensamento em Marketing;
  • Segmentação e posicionamento;
  • A gestão de marcas e suas aplicabilidades;
  • Tipos de mercado e os modelos de comportamento do consumidor na atualidade;
  • Pesquisa de Marketing;
  • Decisões de Marketing estratégico;
  • Gerenciamento de produtos e serviços estratégicos de comunicação com o mercado;
  • Marketing de relacionamento;
  • Processo de decisão de compra: B2C e B2B;
  • Jornada do cliente B2C e B2B;
  • Métricas fundamentais para acompanhamento das estratégias de Marketing;
  • O Marketing no ambiente digital.

Introdução e ferramentas principais voltadas a novos negócios: Plano de Negócio e Business Model Canvas;

Análise de Mercado;

Análise Estratégica Gestão de Operações Plano financeiro: fontes de financiamento, regimes tributários e noções para elaboração do fluxo de caixa;

Análise de risco;

Apresentação final (pitch).

Fundamentos e princípios da contabilidade básica;

Análise das demonstrações contábeis, do balanço patrimonial, da demonstração de resultado, da demonstração das origens e aplicações de recursos, da demonstração das mutações do patrimônio líquido, da participação societária e variações do patrimônio líquido;

Análise econômico-financeira de situações hipotéticas e verídicas;

Contabilidade de custo;

Tomadas de decisão abordando métodos de custeio e ponto de equilíbrio;

Orçamento operacional e financeiro;

Verificação da situação econômico-financeira da empresa por meio dos indicadores de desempenho consagrados no mercado, como liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade;

Método DuPont;

Análise horizontal e vertical. 

Microeconomia: analisar, dentro de indústrias específicas e considerando o papel dos consumidores, concorrentes e agentes públicos e sua influência na condução dos negócios: Os principais conceitos econômicos, como demanda, oferta e elasticidade e seus efeitos nas decisões de produção e preço;

Fundamentos das teorias de produção e custo: diferentes tipos de custos incorridos pelas empresas na produção de bens e serviços, como custos fixos, variáveis e marginais para otimizar a produção e minimizar os desperdícios;

Diferentes tipos de mercado, como concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística, e suas implicações para o comportamento das empresas e dos consumidores;

Políticas governamentais (como impostos, subsídios e regulamentações) e seus efeitos no funcionamento dos mercados e as decisões das empresas;

Macroeconomia: influência dos dados econômicos e da conjuntura.

  • Introdução a ESG;
  • Investimentos Sustentáveis;
  • Integração de ESG no processo de investimento;
  • Análise de materialidade;
  • Indicadores ambientais;
  • Indicadores sociais;
  • Indicadores de governança;
  • Apresentação dos trabalhos.
  • Panorama geral do mundo das finanças;
  • Definição de lucro e riqueza;
  • Estruturas de capital (próprias e de terceiros);
  • Taxa Mínima de Atratividade (TMA);
  • Custo Médio Ponderado do Capital (WACC);
  • Quantificação do capital de giro;
  • Gerenciamento do fluxo de caixa;
  • Métodos para análise de investimentos.
  • Conceito e definições de liderança, com exemplos e realizações de líderes empresariais importantes;
  • Importância da liderança para a gestão das organizações;
  • Competências para um líder eficaz;
  • Tipos de liderança: coaching e mentoria como ferramentas do líder;
  • Liderando equipes de alta performance;
  • Gestão de crises e gestão da mudança;
  • Visão geral sobre os principais processos de gestão de pessoas: gestão por competências e estabelecimento de cargos;
  • Captação de talentos;
  • Treinamento e desenvolvimento de talentos;
  • Remuneração e recompensas;
  • Avaliação de desempenho e prática do feedback;
  • Gestão de carreiras;
  • Gestão e conflito intergeracional de pessoas;
  • Tendências em gestão de pessoas: Qualidade de vida no trabalho, Endomarketing e Employer Branding, diversidade e inclusão;
  • Fatores críticos de sucesso para a construção da carreira, com ênfase nos primeiros anos de emprego;
  • Economia na condução dos negócios;
  • Mensuração da atividade econômica (PIB, mercado de trabalho);
  • Conceito e análise da inflação, diferentes índices de preços no Brasil e o papel do Banco Central;
  • Modelo macroeconômico básico: IS, Curva de Phillips e Regra de Política Monetária;
  • Taxa de câmbio e setor externo;
  • Conceito e instrumentos de Política Monetária: taxa de juros;
  • Banco Central e transmissão da política monetária;
  • Regime de metas de inflação;
  • Juro neutro e equilíbrio;
  • Conceitos e instrumentos de Política Fiscal: resultado primário e dívida pública;
  • Setor externo;
  • Taxa de câmbio: nominal e real;
  • Impactos de mudanças na taxa de câmbio;
  • Regimes cambiais;
  • Câmbio no longo prazo;
  • Estrutura tributária e impactos da reforma tributária no Brasil.
  • Dinâmica do comércio internacional e acordos internacionais;
  • Terminologia e conceitos relacionados ao mercado internacional;
  • Aspectos legais do comércio internacional;
  • Processos aduaneiros e logísticos;
  • Divisão do trabalho e organização financeira do século XX;
  • Sistema, fluxos e transações financeiras e comerciais internacionais (inclui hedge e flutuação cambial);
  • Dinâmica do comércio de matéria-prima, petróleo e a maldição dos recursos naturais;
  • Novos países com industrialização recente e a mudança do papel no contexto global;
  • Globalização e desglobalização;
  • Internacionalização de empresas brasileiras e internacionalização de empresas estrangeiras;
  • Tipos de riscos em negócios internacionais;
  • O ambiente cultural e os riscos transculturais;
  • Estratégias de internacionalização e vantagem competitiva.

Contexto atual e importância da transformação digital nas organizações;

Quatro pilares da transformação digital: Computação em Nuvem, Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas;

Aplicação de tecnologias atuais na promoção da transformação digital e negócios digitais;

Transformação digital no Brasil;

Laboratórios aplicados em prototipação e ferramentas no-code;

Criação de um chatbot;

Ferramentas de Inteligência Artificial (IA).

  • Pré-condições da negociação e como se preparar para negociações;
  • A lição de casa: conhecendo seu interlocutor: interesses, limitações, margens de manobra e pressões ocultas;
  • Diferenças e semelhanças entre negociações e barganhas;
  • A divisão do “delta” do preço;
  • A técnica da ancoragem;
  • A dinâmica da negociação;
  • Concessões e contrapartidas: como exigi-las, oferecê-las e recebê-las;
  • Conhecendo as estratégias defensivas contra truques de negociadores experientes;
  • A negociação por pacotes e por fatias: oferecendo e recebendo seu primeiro pacote;
  • Evitando o fatiamento da negociação;
  • A técnica da linha-reta;
  • O controle emocional durante a negociação: o papel da raiva, do medo e da ansiedade na negociação;
  • Autocontrole e interpretação da linguagem não-verbal;
  • Espelhamento;

Fundamentos estratégicos de operações;

Processos de produção, gestão da qualidade, gestão da capacidade produtiva, planejamento e controle da produção, de operações e gerenciamento da cadeia de suprimentos;

Decisões simuladas em operações;

Abordagens de gestão de estoque, transporte e localização;

Novas tendências e desafios da Gestão da Cadeia de Suprimentos: Indústria 4.0, Comércio Eletrônico e Sustentabilidade;

Cadeias de Suprimentos Globais e novas tendências globais: Offshoring, Nearshoring e Friendshoring;

Técnicas e ferramentas de aumento da produtividade, melhoria da qualidade de processos e redução de custos: metodologia Lean Sigma;

Sistemas de informação na gestão de operações e logística.

Descrever os estágios do processo de gerenciamento de projetos;

Descrever o ciclo de vida de projetos;

Conhecer as dez áreas de conhecimento, especificadas no Guia PMBOK;

Aplicar o conhecimento em gerenciamento de projetos em empreendimentos temporários ao longo de sua carreira profissional;

Conhecer os processos e ferramentas relacionados à Gestão Empresarial de Projetos: PMO, Programas e Portfólio;

Introdução à gestão ágil de projetos.

Técnicas para uma redação executiva;

Ferramentas de visualização e apresentação de dados;

Recomendações sobre como elaborar uma apresentação estruturada;

Lógica de argumentação;

Técnicas de oratória Storytelling e Data Storytelling.

Introdução, conceitos gerais e processo de planejamento estratégico: apresentação de conceitos centrais de estratégia, origem da estratégia, processo de planejamento estratégico, escolas do planejamento estratégico;

Ambiente externo: análise do Setor e Posicionamento Competitivo: Análise da concorrência e análise da atratividade da indústria pelo modelo das 5 forças de Porter;

Ambiente externo: stakeholders e macroambiente: análise de stakeholders, identificação e análise de forças macroambientais (PESTAL);

Aspectos internos: visão baseada em recursos, capacidades, competências essenciais e capacidades dinâmicas;

Diagnóstico estratégico;

Análise SWOT Estratégias em nível empresarial: estratégias de crescimento, de estabilidade e de redução, análise de portfólio empresarial e internacionalização;

Estratégias em nível de negócio;

Estratégias genéricas e abordagens de estratégias de negócio organização;

Estrutura organizacional para implementação da estratégia;

Implementação da estratégia;

Processo de gestão de mudança e modelo BSC;

Gestão ágil e estratégia;

Modelo de startup enxuta, estágios de startups e testes de modelos.

Modelagem e simulação empresarial por meio de atividades de compreensão de problemas organizacionais;

Construção de modelos causais e de modelos de simulação, por meio de software adequado para esta realidade;

Realização de decisões envolvendo as diferentes áreas de uma empresa, como finanças, logística, recursos humanos, marketing, entre outras.

Componentes da Tecnologia da Informação: Hardware, Software, Redes e Bancos de Dados, Cloud Computing;

Segurança de informação / Cyber Security;

Business;

Process Management (BPM) e Gestão de Processos;

Gestão com ERP e CRM nas empresas;

Inteligência de Negócios (BI) como suporte às decisões empresariais;

Tendências atuais: Inteligência Artificial e Transformação Digital.

Técnicas para uma redação executiva;

Ferramentas de visualização e apresentação de dados;

Recomendações sobre como elaborar uma apresentação estruturada;

Lógica de argumentação;

Técnicas de oratória: Storytelling e Data Storytelling.

A Associação Nacional de MBA – ANAMBA tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seus padrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é membro do seleto grupo de escolas associadas pela ANAMBA, o que representa o compromisso da Faculdade com os parâmetros de qualidade dos cursos de especialização por ela oferecidos e sua afinidade com os projetos da Agência, referência nacional na avaliação da educação executiva no ensino
superior.

O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.

DEPOIMENTOS REAIS

Confira o que nossos alunos dizem sobre o MBA da ESEG:

“Os docentes são altamente preparados nas mais diversas áreas de Gestão de Negócios, além da excelente localização”.

Taís Dantas do Nascimento

"Professores com bastante experiência no mercado que agregam muito nas discussões das aulas, além de estarem sempre disponíveis para nos oferecer suporte".  

Nathalia Machado

“Gosto bastante da estrutura, pois faz com que as aulas sejam mais dinâmicas, não fica só na teoria.”

Maurilio Prado Ahes

“Acredito que o contato com os colegas e professores nos proporciona atualização de conhecimentos e temas relevantes ao mercado de trabalho.”

Camilla Suavinha Lima de Barros

Invista em seu futuro

Clique aqui e conheça as formas de pagamento disponíveis. 

BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS

  • Bolsa de 30%* do curso para empresas parceiras

Verifique se sua empresa já participa do programa de parceria com a Faculdade ESEG. O benefício é válido para colaboradores e seus dependentes. Caso deseje manifestar interesse em integrar o projeto, entre em contato pelo e-mail: empresas@eseg.edu.br.

  • Bolsa de 50%* para egressos da Faculdade ESEG ou colaboradores do Grupo Etapa

*Bolsa aplicada no valor integral do curso.

Ficou com alguma dúvida?

Fale com um de nossos consultores da Central de Atendimento ao Candidato

Rua Vergueiro, 1549 – Paraíso – São Paulo – SP – CEP 04101-000
plugins premium WordPress