464h - 24 meses
Terças e Quintas
19h10 às 22h50
Campus Paraíso
444h - 24 meses
Terças e Quintas
19h10 às 22h50
Câmpus Paraíso
Com duração de 24 meses, o curso de MBA em Gestão de Projetos da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é destinado a executivos, administradores, contadores, economistas, engenheiros e profissionais de áreas afins que possuem interesse em gestão de projetos. A ESEG proporcionará aos alunos a qualidade no ensino, networking com o mercado e diálogos internacionais. Estas são, portanto, as três principais frentes de nosso curso, expostas em nossa metodologia.
O MBA em Gestão de Projetos da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado. Durante o programa, o aluno encontrará:
O curso oferece, também, um módulo internacional, que será ministrado por professor que atua em instituições de ensino de outros países. O intuito é formar alunos com perfil de liderança global em TI, isto é, que não seja restrito somente ao contexto brasileiro.
Com duração de 12 horas, o módulo internacional é optativo e sem custo adicional. As aulas são ministradas em inglês e apresentam como temática “Contemporary Topics in Project Management”. Os alunos participantes receberão um certificado específico.
Análise de Viabilidade Econômica de Projetos (24h)
Conteúdo: Conceitos de matemática financeira: juros. Tipos de taxas de juros. Operações de desconto. Equivalência de taxas e capitais. Cálculo do valor presente e valor futuro. Séries de pagamentos – séries uniformes antecipadas, postecipadas e diferidas. Sistemas de amortização mais utilizados: tabela price e sistema de amortização constante. Método de análise de fluxos de caixa. Desconto racional composto e desconto comercial. Fundamentação de projetos de investimentos. Identificação e aplicação das metodologias destinadas a aplicabilidade em projetos. Estudos de Casos.
Economia Empresarial (24h)
Conteúdo: Os principais conceitos econômicos, como demanda, oferta e as diferentes estruturas de mercado. A mensuração das atividades econômicas. A moeda e o sistema financeiro nacional e mundial. Conceituação e análise da inflação (e seus diferentes tipos) e dos índices de preços. O balanço de pagamentos e a balança comercial. A conta de capital e os regimes cambiais. Análise dos principais modelos de conjuntura e crescimento econômico.
Gestão de Portfólio / PMO, Integração de projetos e Governança em Projetos (24h)
Conteúdo: Gerenciamento de integração do projeto. Processos e fases da identificação, definição, combinação, unificação e coordenação dos diversos processos de gerenciamento de projetos. Gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute-PMI. Tipos de Escritório de Projetos-PMO e os benefícios do PMO. Conceito de Governança Corporativa. Governança e objetivos estratégicos. Responsabilidade e estruturas de decisão. Modelos e normas relativas à Governança de Projetos.
Marketing em Projetos (16h)
Conteúdo: A natureza do Marketing. A história do Marketing, as diferentes práticas de administração e sua evolução. O composto de Marketing e os impactos no desenvolvimento de projetos. O planejamento da ação de Marketing, a segmentação de mercado, o mercado-alvo, o posicionamento e a venda. Os sistemas de informações e a inteligência artificial em Marketing.
Fundamentos em Projetos e Integração (24h)
Conteúdo: O Project Management Institute – PMI (maior associação do gênero no mundo); a história do Gerenciamento de Projetos; a contextualização do Gerenciamento de Projetos; portfólio / carteira de projetos; gerenciamento de programas; escritório de programas e de projetos; tendências do macroambiente em estratégias e projetos.
Gestão do Escopo, Tempo, Custo e Qualidade (24h)
Conteúdo: Conceituação do escopo. Definição dos produtos a serem entregues. Estrutura analítica do projeto (Work Breakdown structure). Cronograma. Plano de gerenciamento do escopo e do tempo. Processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamento e controle de custos. Formatos de relatório. Plano de gerenciamento dos custos do projeto. Planejamento, garantia e controle da qualidade em projetos. Certificações de qualidade. Avaliação do desempenho de processos por meio das ferramentas da qualidade e das medidas de confiabilidade. Metodologia Seis Sigma.
Gestão de Recursos Humanos, Comunicação e Partes Interessadas (24h)
Conteúdo: Fatores condicionantes e elementos componentes dos modelos de gestão de talentos. Gestão estratégica de pessoas em projetos. Estilos de Gestão. A Gestão de Recursos Humanos e seu alinhamento com o mercado de trabalho. Planejamento das comunicações. Disponibilização das informações necessárias às partes interessadas no projeto no momento conveniente. Relatório de desempenho. Coleta e distribuição das informações sobre o desempenho dos projetos. Gerenciamento das partes interessadas.
Gestão de Riscos, Aquisições e Contratos (24h)
Conteúdo: Conceituação, identificação, análise, respostas assertivas, monitoramento / controle e planejamento do gerenciamento da gestão de riscos em um projeto. Técnicas de Gerenciamento de Riscos. Planejamento de compras, aquisições e contratações. Critério de escolha de fornecedores. Administração de contratos e técnicas de negociação.
Gestão Ágil em Projetos (24h)
Conteúdo: Definição das abordagens e práticas ágeis de gerenciamento de projetos mais adotadas no Brasil e no mundo. Principais conceitos. Diferenciação entre projetos tradicionais e projetos ágeis. Técnicas ágeis de gerenciamento de projetos. Manifesto Ágil. Método Scrum, papéis, responsabilidades e ferramentas da Gestão Ágil.
Ágil Escalonado (24h)
Conteúdo: Conjunto de práticas ágeis que são escalonadas para serem utilizadas por um conjunto maior de times e pessoas. Princípios e benefícios para as empresas. Tipos de Ágeis Escalonados mais adotados no Brasil e no mundo (SAFe, Scrum@Scale, Nexus e LeSS).
Projetos de Produto (24h)
Conteúdo: Estruturação de projetos de produto. Processo de desenvolvimento de produto. Ciclo de vida do Projeto x Ciclo de Vida do Produto. Gestão de Projetos no lançamento de novos produtos e serviços. Gerente de Projetos, Gerente de Produto e Product Owner. Roadmap de produto e Time to Market. Alinhamento sobre o que precisa ser feito (“building the product right”).
Práticas no Terceiro Setor (24h)
Conteúdo: Elaboração, implementação e avaliação de projetos e ética no Terceiro setor. O papel das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no Terceiro Setor. Conexões com o mercado. Políticas públicas, marco regulatório e comunicação de resultados e prestação de contas no Terceiro Setor. Diversidades socioculturais de cada território. Gestão e liderança de voluntários. Captação de recursos e parcerias inovadoras. Estratégia, cooperação, gestão financeira e de pessoas no Terceiro Setor.
Projetos de Empreendedorismo (24h)
Conteúdo: Estruturação de planos de negócios. Business Case. Construção de Pitch Deck. Projetos de expansão / Deploy de capital. Conceitos e teorias sobre empreendedorismo. Características do comportamento empreendedor. Análise e oportunidade de mercado. Etapas da construção de um plano de negócio. Fontes de recursos para o empreendedorismo: incubadoras, aceleradoras e investidores. O cenário da micro e pequena empresa no Brasil. Relatos de sucesso e fracasso em empreendedorismo. Tipos especiais de empreendedorismo: intraempreendedorismo, empreendedorismo social, negócios familiares e born globals. Tipos de negócios.
Gestão de Megaprojetos (24h)
Conteúdo: Definição de Megaprojetos. Importância e desafios dos Megaprojetos (previsões inadequadas de prazo, custos e benefícios). Megaprojetos como organizações sistêmicas. Riscos em Megaprojetos. Gestão da mudança e crises. Técnicas e boas práticas emergentes para atender aos desafios da gestão de megaprojetos. Megaprojetos e os seus impactos na sociedade.
Big Data e Machine Learning (40h)
Conteúdo: O papel da ciência de dados. Aplicação do Big Data e Machine Learning no Gerenciamento de Projetos. Estruturação de Projetos de Big Data/Machine Learning. Compreensão dos 5 “Vs” do Big Data: Volume, Veracidade, Variedade, Velocidade e Valor. Etapas da ciência de dados: compreensão do negócio, compreensão dos dados, preparação dos dados, modelagem, avaliação, desenvolvimento e conclusão.
Negociação e Administração de Conflitos (24h)
Conteúdo: Identificação e resolução de conflitos administrando-os de forma adequada por meio de técnicas e habilidades de negociação em diferentes situações. Habilidades de negociação. Gestão de conflitos. Estratégias de resolução de conflitos. Negociação e mediação de conflitos.
Liderança (24h)
Conteúdo: Definição de liderança. Lideranças de equipes e teorias de motivação. Motivação como ferramenta de liderança. Desenvolvimento de equipes. Feedback para aprimoramento de equipes. Liderança na era das competências. Liderança transformacional.
Ética, Inovação e Sustentabilidade (16h)
Conteúdo: Conduta ética do gerente de projeto. Integridade e profissionalismo. Contribuição para knowledge base do gerenciamento de projetos. Incremento da competência individual. Balanceamento dos interesses dos stakeholders. Interação com a equipe e stakeholders com profissionalismo e cooperação. Código de Ética e de Conduta Profissional para o PMI. Inovação em Gestão de Projetos. Definição de projetos sustentáveis. “Triple bottom line” (People, Planet, Profit).
Inteligência Emocional (16h)
Conteúdo: Inteligência emocional para gerentes de projetos. Conceito de inteligência emocional. Obtenção de resultados positivos de equipes, na execução de projetos. Habilidades interpessoais. Ferramentas e orientações para melhorar a inteligência emocional. Benefícios do aumento da inteligência emocional do gerente de projetos e sua equipe.
Módulo Internacional (12h) – Contemporary Topics in Project Management
Improvement of contemporary knowledge of project management. Project management in the contemporary world. Examples and case studies.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (16h)
Conteúdo: O método científico e a abordagem científica dos problemas. Os desenhos e problemas de pesquisa. Métodos quantitativos e qualitativos. Indução e dedução. A formulação e delimitação de um problema de pesquisa. Universos e amostragem. Levantamento e crítica à bibliografia disponível. Dados primários e dados secundários. Hipóteses e proposições. Técnicas de pesquisa: entrevista e questionário; enquete; observação participante; estudos de casos; etnografia. Análise dos dados e formulação de conclusões. Normas da ABNT para citações, capitulação e referências. A estrutura básica de um projeto de pesquisa. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.