mba em
Segurança Digital, Governança e Gestão de Dados - ênfase em Web Hacking
Duração
414h - 14 meses
Dias
Sextas e Sábados
Horário
19h10 às 22h50 e das 9h às 13h
Localização
Campus Paraíso
414h - 14 meses
Sextas e Sábados
19h10 às 22h50 e das 9h às 13h
Campus Paraíso
448h - 24 meses
Terças e Quintas
19h10 às 22h50
Câmpus Paraíso
O MBA em Segurança Digital, Governança e Gestão de Dados é indispensável para os profissionais em um planeta interconectado e com tecnologias de transformação digital, pois os riscos e ameaças cibernéticas são uma realidade e representam uma preocupação constante nas empresas.
Conhecer e saber empregar com proficiência as tecnologias e processos de cibersegurança são demandas para o mundo corporativo focado em dados. O curso abordará assuntos relacionados com a visão estratégica e técnica nas áreas de governança e gestão de dados nas empresas. Assuntos relevantes como criptoativos, inteligência artificial e a legislação sobre segurança e privacidade de dados serão amplamente tratados. Além dos conhecimentos citados, esse curso possui um módulo on-line com um curso de “Web Hacking e teste de resiliência para sites”.
O curso apresenta elementos consagrados em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.
Durante o programa, o aluno encontrará:
Ethical Hacking e Gestão de Vulnerabilidades no mundo corporativo – Carga Horária: 16h
Apresentação e estudo de técnicas de exploração de vulnerabilidades em sistemas digitais, bem como estratégias de mitigá-los dentro do contexto corporativo. Além de capacitar o profissional tecnicamente, o curso trará o conhecimento necessário para que ele seja capaz de planejar políticas de monitoração contínua e implantação de cultura de segurança da informação.
Gestão de Incidentes de Segurança da Informação – Carga Horária: 16h
Capacitação do profissional na criação de processos de detecção, alerta e resposta a incidentes relacionados a Segurança da Informação. Por meio dos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, o profissional será capaz de projetar processos resilientes a incidentes, onde alertas de eventos adversos podem ser identificados e analisados para que ações de contenção e correção sejam tomadas no menor tempo de resposta possível.
Perícia Digital Forense – Carga Horária: 16h
Apresentação de algumas práticas frequentes de crimes cometidos na internet ou em meios digitais fora dela, sempre com um viés de coleta e análise de evidências que possam servir de embasamento em provas que confirmem um crime de fato. Serão abordados conhecimentos de tecnologias de redes, tecnologias de forense computacional e utilização de ferramentas para o exercício das técnicas abordadas no curso.
Segurança da Infraestrutura de TI – Carga Horária: 16h
Estudo e análise de arquiteturas da infraestrutura de computação das empresas com o objetivo de identificar falhas e pontos de atenção com relação à segurança de dados. Desde o projeto de retenção de dados, com políticas de backup estabelecidas, passando pelo monitoramento constante do inventário de equipamentos e acompanhamento frequente de suas atualizações (verificação de obsolescência e atualizações de segurança), a disciplina dará uma visão geral de como manter a infraestrutura computacional eficiente e com um mínimo de brechas para o vazamento de informações e falhas.
Criptografia e Segurança de Aplicações – Carga Horária: 16h
Apresentação de técnicas de criptografia para garantir a proteção de dados críticos, tanto em seu armazenamento quanto em sua transmissão pela rede. Especificamente, temos o contexto de aplicações seguras, que devem garantir a integridade do dado tanto por questões de privacidade quanto questões legais.
Segurança em Cloud-Computing – Carga Horária: 16h
Disciplina direcionada à apresentação das particularidades da arquitetura em nuvem e suas necessidades relacionadas à segurança. Serão apresentados os problemas encontrados e as ferramentas disponíveis para mitigar os riscos inerentes à aplicações neste ambiente.
Cultura e Práticas DevSecOps – Carga Horária: 16h
Estudo dos conceitos que envolvem o método DevSecOps, apresentando casos e situações que ele beneficia uma equipe. Tendo como objetivo a melhoria e automação do processo para que a esteira de entrega de software seja otimizada, reduzindo a chance de erros e diminuindo o tempo de inatividade.
Privacidade e Proteção de Dados – Carga Horária: 16h
Apresentação dos conceitos e discussão de medidas aplicáveis para a garantia de ambos. Discussão de cases e metodologias de implementação que companhias podem seguir para garantir que o direito à privacidade está sendo garantido.
LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Fundamentos e Gestão – Carga Horária: 16h
Discussão, aplicação e implementação de uma cultura que assegure o alinhamento da companhia à LGPD. Num contexto onde muitas interações são feitas digitalmente, empresas que têm acesso aos dados das pessoas devem garantir a correta manipulação deles, como descrito pela legislação.
Governança de Dados. Conceitos, políticas e padrões – Carga Horária: 24h
Apresentação dos conceitos de governança dentro do contexto dos dados. Para isso, deve-se determinar quem tem permissão para realizar o que e com quais informações, sempre respeitando modelos pré-estabelecidos. Para que se tenha uma governança robusta é necessário que existam padrões e políticas estabelecidas e efetivamente utilizadas nos processos.
Algoritmos e Jurimetria – Carga Horária: 16h
Estudos de algoritmos que permitem a utilização da lógica matemática na lei, utilizando a restauração de dados legais por meios eletrônicos e permitindo a realização de cálculos de possibilidade legal, criando assim uma facilidade no âmbito do processo jurídico, agilizando-o.
Desenvolvimento de competências e habilidades no mundo corporativo na gestão de dados – Carga Horária: 16h
Apresentação de técnicas de desenvolvimento de características pessoais que permitem o melhor aproveitamento das habilidades dos colaboradores dentro do contexto de um contexto de gestão de dados.
Algoritmos, profiling e discriminação – Carga Horária: 16h
Discussões a respeito dos impactos do uso da tecnologia em sistemas que lidam com a análise de informações pessoais detalhadas para a determinação de padrões e perfis. Desta forma, são discutidas metodologias e técnicas de como desenvolver sistemas que não gerem resultados discriminatórios ou enviesados.
Estratégia e Governança em Cibersegurança. Princípios e aplicações – Carga Horária: 24h
Apresentação e estudo de metodologias de governança dentro desta área. Casos de uso direcionarão o aluno às melhores práticas, que visam manter o processo em funcionamento, sempre monitorando e mitigando possíveis riscos.
Análise e Gestão de Riscos de Segurança da Informação. Conceitos e Boas práticas – Carga Horária: 24h
Estudo de práticas dentro da gestão de risco, mantendo um ambiente monitorado e com seus riscos quantificados, de modo que seja possível suas ordenações de acordo com suas criticidades.
Analytics em Segurança da Informação – Carga Horária: 24h
Utilização de ferramentas de analytics dentro do contexto de segurança da informação. Apresentação de casos de uso e metodologias de criação de visualizações de dados que permitam o monitoramento contínuo e garantam a atuação rápida em caso de problemas
Metodologia e TCC-Trabalho de Conclusão de Curso
Estudo das metodologias de pesquisa e desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso dentro das normas estabelecidas. Este desenvolvimento será o produto do conhecimento adquirido pelo aluno no decorrer do curso.
Módulo on-line denominado “Web Hacking e Teste de Resiliência para sites”. Módulo prático e aplicado.
Conceitos de Cibersegurança. Impacto causado por vulnerabilidades no ambiente Cibernético. Protegendo contas pessoais e corporativas. Vazamento de dados, como prevenir. Engenharia Social. Como prevenir ataques de engenharia social. Como prevenir ataques de Phishing. Phishing na prática. Como identificar um ataque de Phishing. Links suspeitos. Arquivos suspeitos. Como identificar. Outros vetores de ataques envolvendo Engenharia Social Exemplo de Engenharia Social fora do ambiente cibernético. Navegação Segura. Redes abertas e sites inseguros. Proteção de dados e dispositivos Malware. Tipos de Malware – Ransomware, Infostealer e Worm. Como um Malware pode afetar a empresa. Contingências em caso de ataques. Tornando o ambiente cibernético um local seguro.
A Associação Nacional de MBA – ANAMBA tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seus padrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é membro do seleto grupo de escolas associadas pela ANAMBA, o que representa o compromisso da Faculdade com os parâmetros de qualidade dos cursos de especialização por ela oferecidos e sua afinidade com os projetos da Agência, referência nacional na avaliação da educação executiva no ensino
superior.
O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.
Planos de pagamento:
12 x …