MBA EM
User Experience Design e Estratégia
Duração
384h - 12 meses
Dias
Quartas e sextas
Horário
19h10 às 22h50
Localização
Campus Paraíso
384h - 12 meses
Quartas e sextas
19h10 às 22h50
Campus Paraíso
384h - 12 meses
Quartas e sextas
19h10 às 22h50
Câmpus Paraíso
No curso de MBA em UX – User Experience Design and Strategy da ESEG você se aprofundará em uma das áreas mais relevantes da atualidade e do futuro próximo: a “experiência do usuário”. Projetar produtos, serviços e sistemas focados na jornada e experiência do cliente no mundo digital é um assunto relevante para o mundo corporativo, porém pouco estudado ou pesquisado. Ao se aprofundar nesse tema, você poderá adotar a metodologia de UX – User Experience em seu próprio negócio ou em outras empresas, trazendo inúmeros benefícios para a estratégia e também para o lado financeiro das organizações.
O MBA possui uma compilação entre teoria, prática e metodologia de UX. O curso aborda importantes temas como pesquisas (qualitativas e quantitativas), ideação, criação, usabilidade e prototipagem, design e arquitetura, liderança de equipes, empreendedorismo e inovação, estratégia, modelos e métricas em UX. A atual “era da experiência” demanda profissionais bem qualificados, que possam conhecer e aplicar os conceitos de UX. Portanto, uma pós-graduação na área pode contribuir para seu destaque ou promoção no setor.
O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito desenvolver e aprimorar habilidades para profissionais em UX, possibilitando colaborar para uma melhor e mais positiva experiência dos usuários de produtos, serviços e sistemas.
O curso apresenta elementos consagrados em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.
Durante o programa, o aluno encontrará:
Fundamentos e Metodologias de trabalho em UX – 32h
Principais fundamentos dos métodos e técnicas de avaliação com usuário. Metodologias de avaliação por inspeção e por observação. Considerações sobre as diversas fases de planejamento, coordenação e avaliação dos resultados de avaliação. Análise do potencial de mercado de UX e as características dos profissionais da área. UI – User Interface (interface do usuário) e CX – Customer Experience (experiência do consumidor).
Pesquisas Qualitativas e Quantitativas com Usuários – 32h
Definição de pesquisas quantitativas e qualitativas, principais características técnicas e metodologias. Análise e compreensão das necessidades dos usuários através de dados das pesquisas. Como coletar e analisar dados dos usuários. Como analisar e comunicar os resultados das pesquisas com usuários. Formas de metodologia de feedback. Ética e boas práticas em pesquisa com usuários.
Métodos e Ferramentas de Ideação – 32h
Métodos e ferramentas consagrados abordados nas diversas fases de ideação, com foco no usuário. Design participativo e cocriação.
Criação Digital – 32h
Processo de criação para o meio digital. Cultura Maker e tecnologia Wearables. Exemplos de casos atuais e futuristas.
Design Visual – 32h
Componentes da identidade visual de projetos gráficos e produtos (estudo das cores, tipografia, ilustração, modelagem 3D, fotografia, modo de distribuição e arranjo de elementos gráficos, processos gráficos e outros). Os Princípios de Gestalt e como aplicá-los. Identidade visual das marcas e a sua importância para a empresa, produto ou serviço.
Design Digital – 32h
Entendimento e utilização do vocabulário digital (UX Writing). Redigir, revisar e aprovar os conteúdos. Design Systems (conceitos, padronização e gerenciamento dos processos de Design Systems. Exemplos utilizados no mercado e principais etapas para a criação de um Design Systems). Design Patterns (definição, aplicação e importâncias na adoção).
Arquitetura de Informação e de Ecossistema – 32h
Análise e compreensão de arquitetura de informação e experiência do usuário. Estudos de importantes projetos da área. Usuário como ponto principal do ecossistema.
Usabilidade – 16h
Desenvolvimento de habilidades para conduzir um usuário a concluir seus objetivos com eficácia, eficiência e satisfação, em uma experiência de produto, serviço ou interface. Relação entre UX e usabilidade. Conceitos essenciais para alcançar os melhores resultados. Usabilidade como um dos relevantes pilares da experiência do usuário. Metas da usabilidade.
Técnicas e Ferramentas para Prototipação – 16h
Diversos tipos de fidelidade de protótipos (baixa, rascunho ou sketches; média ou wireframes; e alta ou mockup). Modelos de evolução de um protótipo (prototipação evolucionária e prototipação descartável). Ferramentas mais adotadas (Adobe XD, Sketch, Figma e outras). Formas consagradas de testar, validar e entregar para o cliente.
Estratégia de UX e CX – 32h
Pensamento estratégico e Business Modelling, Ferramentas para estratégia – Governança, risco, Compliance e proteção de dados na era digital, Data Analytics para tomada de decisão e inteligência de mercado, Elaboração de mapas estratégicos e diferentes tipos de Modelo de Negócio. Estratégia de UX, de CX e sua aplicação no mundo corporativo. Análise de casos.
Indicadores em UX – 16h
Definição de indicadores de qualidade e de negócios. Como identificar e tratar os melhores indicadores em UX. Definição, criação e análise de resultados de Testes A/B.
Empreendedorismo e Inovação – 32h
Fatos e dados sobre empreendedorismo no Brasil, tipos de empreendedorismo, CCE – Características Comportamentais Empreendedoras, BMC – Business Model Canvas e o Canvas da Proposta de valor, realização de um Plano de Negócio, significado do Modelo de Negócio e alguns exemplos, Startups e fontes de financiamento. Definição e conceitos de Inovação Aberta ou Open Innovation. Estudos de casos nacionais e internacionais.
Negócios Digitais e Modelos Ágeis – 16h
Definição e principais tipos de negócios digitais. Cultura digital associada aos processos ágeis com o intuito de melhorar o desempenho das organizações. Ferramentas como Design Sprint, Lean Inception, Business Model Canvas, Oceano Azul e outras adotadas na atualidade. Definição de modelo ágil, pilares e princípios. Frameworks ágeis. Benefícios da implementação ágil na empresa.
Desenvolvimento de competências e habilidades – 16h
Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para profissionais e líderes de equipes. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.
Metodologia e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 16h
Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.
A Associação Nacional de MBA – ANAMBA tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seus padrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é membro do seleto grupo de escolas associadas pela ANAMBA, o que representa o compromisso da Faculdade com os parâmetros de qualidade dos cursos de especialização por ela oferecidos e sua afinidade com os projetos da Agência, referência nacional na avaliação da educação executiva no ensino
superior.
O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.
Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a mensalidade
Planos de pagamento:
12 x R$ 1.276,54
18 x R$ 851,03
24 x R$ 638,27
Planos de pagamento:
12 x R$ 1.276,54
18 x R$ 851,03
24 x R$ 638,27