Pós-graduação em

Gestão de Operações e Logística no E-Commerce

Duração

368h - 12 meses

Dias

Segundas e Quartas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Campus Paraíso

Pós-graduação em

Gestão de Operações e Logística em E-Commerce

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

A Pós-graduação em Gestão de Operações e Logística no E-commerce desenvolve conhecimentos e habilidades específicas para os profissionais que almejam a constante inovação das estratégias atuais e complexas de E-commerce. O curso prepara profissionais com competências para estudar, mapear, analisar diversas situações e determinar oportunidades de melhorias na gestão de operações e logística envolvendo o comércio eletrônico.

OBJETIVOS

O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito formar especialistas em Gestão de Operações e Logística no E-commerce, com capacidades de analisar as tendências do mercado e propor alternativas e soluções práticas para o desenvolvimento, manutenção e estabilidade organizacional.

Público-alvo

Todos os profissionais de distintas áreas do mundo corporativo, que desejam direcionar sua carreira para a área de Gestão de Operações e Logística no E-commerce.

DIFERENCIAIS

O curso apresenta elementos consagrados em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Curso com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisão).

GRADE CURRICULAR

Uma visão estratégica de Operações e Logística – 32h

Integração das operações desde a logística de suprimentos, de produção, de distribuição e de serviços relativos ao e-commerce, principais decisões operacionais de uma empresa, o modelo de transformação input-output, papel estratégico de operações, estratégia de operações orientada ao cliente – fatores competitivos, ganhadores de pedido, qualificadores e os pouco relevantes, objetivos de desempenho.

Cadeia de suprimento digital e o uso de tecnologia – 32h

Digitalização como ferramenta e estratégia das empresas para agilizar os processos e conectar em tempo real todos os integrantes da cadeia do e-commerce, uso de tecnologias como Impressora 3D, Big Data, IoT, Machine Learning e Blockchain para rastrear cadeias de suprimento e iniciativas de digitalização na cadeia.

Registro, análise e melhoria contínua de processos – 32h

Tipos de processos produtivos de bens – por projeto, por tarefa, por lote, em massa e continuo, e serviços – serviços profissionais, de serviços e em massa, técnicas de mapeamento de processos – fluxograma de processos, Bueprint de serviços e mapas de fluxo de valor (Value Stream Mapping), Manifesto Ágil e os métodos ágeis, diferença entre tradicional e ágil, métodos Scrum e Kanban.

Planejando a Produção com Lean Manufacturing – 32 h

O que é manufatura Lean, seu significado e sua evolução, seus cinco princípios e os oito tipos de desperdício, ferramentas do Lean – Heijunka, Poka-Yoke, Kaizen, Kanban, takt time e VSM. Processos puxados e empurrados, sistema Just-in-Time de programação e controle da produção. Sistema MRP (Material Requirement Planning). Planejamento das Necessidades de Materiais de programação e controle da produção.

Gestão de transportes – 32h

Como a função de transportes se associa aos diversos processos logísticos, roteirização, TMS, em especial à distribuição ou à movimentação de cargas, escolha e caracterização dos principais modais de transporte, os custos que compõem a atividade logística de transporte, bem como as empresas que prestam serviços de natureza logística, os chamados operadores logísticos. 

Gestão da Tecnologia da Informação E-commerce – 32h

Impactos que a TI tem exercido nos negócios. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Fundamentos de E-commerce. Principais ferramentas e tendências. Além da explanação da teoria serão realizadas atividades práticas aplicadas, estudos de caso e discussões em grupo. 

Gestão do E-commerce – 32h

Principais conceitos e práticas dos modelos de negócio na internet. Comércio Eletrônico – tipos de negócio, os Números do Comércio Eletrônico no Brasil e no Mundo, Pilares do E-commerce. Marketplaces – o que é, possíveis formas de atuação dos varejistas nesse ambiente, prós e contras do modelo. Integração ambientes físico e digital. Estratégias de visibilidade e ativação. Gestão dos pedidos, envio e logística e análise de desempenho – leads, acessos e taxas de conversão.

Logística no E-commerce – 32h

Papel da logística no E-commerce, planejando a logística para o e-commerce – gestão do estoque. Monitoramento de indicadores de desempenho (KPI) – gestão do custo logístico; gestão de transportes, conceitos e fundamentos da logística de distribuição, tipos de canais de distribuição, a importância do sistema de informação e fundamentos da logística reversa.

Logística aplicada em operações de serviços – 32h

Conceitos das atividades de serviços. Serviços x Produtos. Semelhanças e diferenças significativas. Tipos e características das operações de serviços. Conceitos e aplicações das operações logísticas no âmbito das instituições financeiras, bancos de varejo, empresas de alta tecnologia, serviços hospitalares, unidades de atendimento à saúde, que apresentam processos logísticos complexos, Conceitos de Service Response Logistics (SRL) – coordenação das atividades não materiais e inclui gestão do tempo de espera, da capacidade e canais de distribuição.

Localização das instalações, Armazenagem e Tipos de arranjo físico – 32h

Como a função de armazenamento se associa aos diversos processos logísticos e ao tempo de ciclo das operações, Projeto de CD (Centro de Distribuição), métodos de análise das alternativas de localização das instalações, layout e os tipos de arranjo físico (layout) de processos produtivos de bens e serviços – posicional, funcional, celular, por produto e híbrido, avaliação do arranjo funcional por meio de fatores quantificáveis.

Desenvolvimento de competências e habilidades na Gestão de Operações e Logística no E-commerce – 16h

Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para liderar equipes, visando a alta performance. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.     

Resolução de Problemas e Tomada de Decisão na Gestão de Operações e Logística no E-commerce – 16h

Desenvolvimento de competências gerenciais e um conjunto de habilidades visando a resolver problemas e tomar decisões. Ferramentas para o processo decisório. Estudos de Casos nacionais e internacionais.

Metodologia e TCC-Trabalho de Conclusão de Curso – 16h

Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.

O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.

Investimento

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a mensalidade

deixe seu interesse

logo-eseg-branco-data-science.png
Telefone: (11) 2187-1230
WhatsApp: (11) 2187-1056

Rua Vergueiro, 1549 – Vila Mariana –
São Paulo – SP – CEP 04101-000

Rua Vergueiro, 1951 – Vila Mariana –
São Paulo – SP – CEP 04101-000

plugins premium WordPress

INVESTIMENTO

Planos de pagamento:

12 x R$ 1.514,45
18 x R$ 1.009,63
24 x R$ 757,22