Pós-graduação em

Gestão de Operações e Logística

Duração

368h - 12 meses

Dias

Segundas e Quartas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Campus Paraíso

Pós-graduação em

Gestão de Operações e Logística

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

A Pós-graduação em Gestão de Operações e Logística propicia um amplo conjunto de conhecimentos e procedimentos para a excelência dos processos de operações e logística. A formação prepara profissionais com competências gerenciais estratégicas para atuarem nos denominados operadores logísticos ou em áreas de organizações que possuem departamento de logística. Esse profissional é bastante requisitado em todo o mundo para trabalhar em organizações de transportes dos diversos modais como ferroviário, rodoviário, aéreo e aquaviário, desenvolvendo atividades de projetos de infraestrutura logística, cálculo, otimização e gestão estratégica de custos de transportes, armazenagens, gerenciamento de frotas, negociações eficientes de frete e de contratos comerciais e diversas outras atividades relacionadas ao tema.   

OBJETIVOS

O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito fornecer conhecimento, modernas técnicas e ferramentas para os profissionais que desejam trabalhar na Gestão de Operações e Logística, seja em empresas de qualquer porte, públicas ou privadas.

Público-alvo

Todos os profissionais de distintas áreas do mundo corporativo, que desejam direcionar sua carreira para a área de Gestão de Operações e Logística. 

DIFERENCIAIS

O curso apresenta elementos consagrados em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores da Economia;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Curso com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisão).

GRADE CURRICULAR

Uma visão estratégica de Operações e Logística – 32h

Integração das operações desde a logística de suprimentos, de produção, de distribuição e de serviços, principais decisões operacionais de uma empresa, o modelo de transformação input-output, papel estratégico de operações, estratégia de operações orientada ao cliente – fatores competitivos, ganhadores de pedido, qualificadores e os pouco relevantes, objetivos de desempenho. Análise de produtividade.

Gestão e Desenvolvimento de fornecedores – 32h

Abordagem voltada para o Mercado Fornecedor, aprofundando e desenvolvendo habilidades sobre gestão estratégica de fornecedores, parceiros e compras de rotina. Programas e técnicas de avaliação e certificação de fornecedores, Programa de Qualidade Assegurada – conceitos e práticas, Diferenças entre Compras, Suprimento e Procurement, visando tornar essas atividades como um diferencial competitivo.

Indústria 4.0. Desafios e Oportunidades em Gestão de Operações e Logística – 32h

Significado da Indústria 4.0 e suas etapas, automação dos serviços e o conceito do IoT e suas conexões, integrando as ferramentas e tecnologias no modelo para a Industria 4.0, cuidados com cibersegurança dos dados e o perfil do trabalho humano nessa indústria.

Registro, análise e melhoria continua de processos – 32h

Tipos de processos produtivos de bens – por projeto, por tarefa, por lote, em massa e contínuo, e serviços – serviços profissionais, de serviços e em massa, técnicas de mapeamento de processos – fluxograma de processos, Blueprint de serviços e mapas de fluxo de valor (Value Sream Mapping), Manifesto Ágil e os métodos ágeis, diferença entre tradicional e ágil, métodos Scrum e Kanban.

Planejando a Produção com Lean Manufacturing – 32h

O que é manufatura Lean, seu significado e sua evolução, seus cinco princípios e os oito tipos de desperdício, ferramentas do Lean – Heijunka, Poka-Yoke, Kaizen, Kanban, takt time e VSM. Processos puxados e empurrados, sistema Just-in-Time de programação e controle da produção. Sistema MRP (Material Requirement Planning). Planejamento das Necessidades de Materiais de programação e controle da produção.

Cadeia de suprimento digital e o uso de tecnologia – 32h

Digitalização como ferramenta e estratégia das empresas para agilizar os processos e conectar em tempo real todos os integrantes da cadeia, uso de tecnologias como Impressora 3D, Big Data, IoT, Machine learning e Blockchain para rastrear cadeias de suprimento e iniciativas de digitalização na cadeia.

Logística Reversa e Logística Verde – 32h

Conceitos e fundamentos da logística reversa e da Logística Verde, tipos de canais de distribuição, a importância do sistema de informação fundamentos da logística reversa, importância do sistema de informação dos cuidados com a última milha (distância entre o Centro de Distribuição e o endereço final de destino) e os conceitos de Insucesso e Fracasso – Insucesso quando o destinatário não foi localizado e Fracasso quando a mercadoria ou produto estão errados. 

Localização das instalações, Armazenagem e Tipos de arranjo físico – 32h

Como a função de armazenamento se associa aos diversos processos logísticos e ao tempo de ciclo das operações. Projeto de CD (Centro de Distribuição), métodos de análise das alternativas de localização das instalações, layout e os tipos de arranjo físico (layout) de processos produtivos de bens e serviços – posicional, funcional, celular, por produto e híbrido, avaliação do arranjo funcional por meio de fatores quantificáveis.

Logística aplicada em operações de serviços – 32h

Conceitos das atividades de serviços. Serviços x Produtos. Semelhanças e diferenças significativas. Tipos e características das operações de serviços. Conceitos e aplicações das operações logísticas no âmbito das instituições financeiras, bancos de varejo, empresas de alta tecnologia, serviços hospitalares, unidades de atendimento a saúde, que apresentam processos logísticos complexos. Conceitos de Service Response Logistics (SRL) – coordenação das atividades não materiais e inclui gestão do tempo de espera, da capacidade e canais de distribuição.

Custos Logísticos – 32h

Importância dos custos logísticos, tipos de custos logísticos – com armazenagem, manuseio e movimentação de materiais, com estoque, com transporte e seus modais, e de oportunidade, métodos de apuração dos custos logísticos – lucratividade direta por produto (DPP), custo total de propriedade (TCO), custo total para servir (TCS), custeio baseado em atividade (ABC) e resposta eficiente ao consumidor (ECR).

Desenvolvimento de competências e habilidades na Gestão de Operações e Logística – 16h

Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para liderar equipes, visando a alta performance. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.

Resolução de Problemas e Tomada de Decisão na Gestão de Operações e Logística – 16h

Desenvolvimento de competências gerenciais e um conjunto de habilidades visando a resolver problemas e tomar decisões. Ferramentas para o processo decisório. Estudos de Casos nacionais e internacionais.

Metodologia e TCC-Trabalho de Conclusão de Curso – 16h

Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.

O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.

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