Pós-graduação em

Gestão e Engenharia de Qualidade

Duração

368h - 12 meses

Dias

Segundas e Quartas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Campus Paraíso

Pós-graduação em

Qualidade, Gestão e Engenharia de Processos

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

A Pós-graduação em Gestão e Engenharia de Qualidade visa formar profissionais aptos a realizar uma gestão eficaz da qualidade e da competitividade. O curso proporciona conhecimentos amplos sobre gestão por processos e a gestão da qualidade, com foco na excelência competitiva. Também aborda aspectos relativos ao meio ambiente e a saúde e segurança dos trabalhadores, além da integração de sistemas de gestão.

Objetivos

O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito fornecer conhecimento, modernas técnicas e ferramentas para os profissionais que desejam trabalhar na Gestão e Engenharia de Qualidade, seja em empresas de qualquer porte, públicas ou privadas.

Público-alvo

Empresários, executivos e profissionais de distintas áreas do mundo corporativo, que desejam obter conhecimentos ou direcionar sua carreira para as áreas Gestão e Engenharia de Qualidade.

DIFERENCIAIS

A Pós-graduação em Qualidade, Gestão e Engenharia de Processos da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Curso com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisão).

GRADE CURRICULAR

Teoria dos Sistemas. Sistemas internacionais de gestão da qualidade. Norma de gestão da qualidade ISO 9000. Normas para auditoria da qualidade. Certificação de sistemas de gestão da qualidade e empresas certificadoras nacionais e internacionais. Análise dos requisitos e confecção da documentação para a certificação da qualidade. Modelo de normas internacionais ISO e a qualidade total: desafios e oportunidades.

Estatística básica. Análise de dados. Probabilidades. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Principais distribuições de probabilidades. Distribuições amostrais. Estimação, intervalos de confiança. Teste de hipóteses. Aplicações em CEP-Controle Estatístico do Processo e em outras utilizações da estatística na área da qualidade. Exemplos e exercícios aplicados nas áreas de manufatura e de serviços.

Abordagem de Processo. Descrição e desempenho dos Processos. Abordagem Lean (Kaizen, Sistema Toyota de Produção, Ferramentas e Vantagem Competitiva). Redesenho dos Processos. Mudança nos Processos. Análise, Controle e Capacidade dos Processos. Estudos de casos nas áreas de manufatura e de serviços.

Produção de bens e serviços. A qualidade em serviços. Características e elementos dos serviços. Gestão da organização de serviços. Comportamento do cliente. Percepção do cliente. Momentos da verdade. Relacionamentos. Modelo dos 5 Gaps.

Implementação de sistemas de Gestão Ambiental, com foco na norma internacional ISO 14001. Legislação ambiental no Brasil e no mundo. Legislação referente aos resíduos sólidos, líquidos e emissões. Selos Verdes e Rotulagem Ambiental. Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, norma ISO 45001. Conjunto de processos para melhorar a segurança do trabalho. Requisitos legais de saúde e segurança do trabalho no Brasil e no mundo. Dados estatísticos brasileiros e mundiais sobre a segurança do trabalhador. Estudos de caso em empresas que implementaram a norma ISO 14001 e a ISO 45001.

Definição do Seis Sigma. Pensamento estatístico. Preparando e adaptando o Seis Sigma para aplicação nas empresas. Métricas Seis Sigma. Metodologia DMAIC (define, measurement, analyse, improve and control). Projetos Lean Sigma, seleção e priorização. Execução e controle. Interface com técnicas estatísticas e ferramentas da qualidade (CEP, FMEA, DOE, técnicas de resolução de problemas, gráficos e correlação; ferramentas de melhoria contínua, PDCA e outras). Métricas e ferramentas Lean. Desenvolvimento de líderes e equipes Lean Sigma (green belts, black belts e master black belts). Utilização de softwares específicos para o Seis Sigma. Contabilização dos ganhos dos projetos. Estudos de Casos.

Definição e histórico de engenharia de valor. Descrição de Funções e Valor em produtos e processos. Custos e investimentos na produção industrial e na implantação de serviços. Preceitos aplicados no levantamento, condução e maximização de recursos ainda na etapa de concepção de um projeto. Grau de valor de cada função em produtos e processos. Análise comparativa. Estudos de Casos.

Sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001), ambiental (ISO 14001) e saúde e segurança ocupacional (ISO 45001). Benefícios da adoção de Sistemas de gestão integrados, visando diminuição de custos, simplificação na documentação, maximização de mão de obra e aumento de produtividade na gestão dos sistemas. Correlação entre os requisitos. Administração do SIG-Sistema Integrado de Gestão. Estudos de Caso.

Abordagem de risco. Norma Internacional para Gestão de Riscos ISO 31000 (princípios e diretivas abrangentes como auxílio para as organizações em suas análises e avaliações de riscos). Pilares da gestão de riscos (planejamento; identificação dos riscos; classificação; estruturação de planos de ação; monitoramento).

Planejamento do Projeto. Viabilidade do Projeto. Projeto Básico. Projeto Executivo. A implementação da fabricação. Comercialização e acompanhamento. Pós-venda.

Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para liderar equipes, visando a alta performance. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.

Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.

O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.

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