Cases - Empregabilidade

Carreira na Alemanha

Engenheira de produção formada pela ESEG – Faculdade do Grupo Etapa em 2015, Gabriela Escani continuou os estudos com um curso livre em Indústria Automotiva e obteve certificação em Gerenciamento de Projetos. Sua primeira passagem na Daimler Trucks AG aconteceu em 2013, por meio de um programa de estágio realizado parte no Brasil e parte nos Estados Unidos. Mas, a partir de 2015, Gabriela passou a atuar como engenheira na área de Planejamento Internacional, na Alemanha.

“Sempre trabalhei nas empresas da Daimler. Comecei como estagiária na Mercedes-Benz, no Brasil, e, no exterior, fiquei por seis meses em um estágio da fábrica de motores, a Detroit Diesel. Desde que vim para a Alemanha, atuo na linha de montagem de caminhões, com diferentes projetos internacionais, inclusive na China”, conta Gabriela.

Durante a graduação, Gabriela participou de palestras que a ESEG ofereceu com profissionais de diferentes empresas e áreas do mercado de trabalho. Além disso, teve a oportunidade de aprimorar importantes soft skills para qualquer trabalho, como a comunicação, o trabalho em equipe e a solução de problemas. “A formação na ESEG me ofereceu a preparação necessária para o ingresso bem-sucedido no mercado de trabalho. As disciplinas aprendidas focaram no que realmente é esperado de um profissional. Até hoje eu ainda me refiro às situações que aprendi no curso para tratar de algum tema que surge”, compartilha a engenheira.

Para ela, um dos diferenciais da ESEG é que os professores têm experiências em empresas renomadas em seus ramos e as compartilham em sala de aula, contribuindo para que os alunos estejam melhor preparados para o mercado de trabalho e para as oportunidades de estágios e empregos que surgem no exterior e em grandes empresas.

Estágio na França

A estudante do 9º semestre de Engenharia de Produção da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, Julia dos Santos Sales, vivenciará a partir de fevereiro deste ano uma experiência que muitos jovens desejam: a oportunidade de estagiar no exterior.

Julia atuará na área de manutenção industrial em uma multinacional de cosméticos localizada na comuna francesa de Clichy, localizada no noroeste de Paris (França). Essa oportunidade internacional surgiu ao longo de seu estágio no Brasil e a ESEG pôde auxiliá-la em todo processo para a concretização de seu objetivo. “Vou trabalhar com um time multicultural, pois são pessoas de três continentes distintos. Então, será algo bem diferente do que estou acostumada hoje. Sempre tive essa vontade de conhecer outros países e entender como é a cultura organizacional, agora vou conseguir realizar”, comenta a estudante.

A área de Apoio ao Aluno, por exemplo, forneceu ensinamentos sobre como se comportar nas apresentações e forneceu uma base de skills que, atualmente, ela consegue colocá-las em prática. Além disso, a estudante também pôde contar com o apoio fundamental da ESEG no planejamento de sua viagem de intercâmbio e conciliação do estudo por meio de seus professores e coordenadores .