Cases - Internacionalidade

Intercâmbio em Paris

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está sempre à frente, propiciando aos seus estudantes as mais diversas oportunidades, inclusive, as de intercâmbio em universidades renomadas pelo mundo. Exemplo disso é a experiência que a aluna do 9º semestre de Engenharia de Produção, Geovana Sousa de Lima, está vivenciando em seu intercâmbio na França.

Para a jovem, essa é uma das maiores experiências da sua vida pessoal e acadêmica até o momento. Estagiária de Business Analytics em uma instituição financeira, a futura engenheira estudará por um semestre na cidade de Lieusaint, na França, no Institut Catholique d’Arts et Métiers – Icam Campus Grand Paris Sud.

A oportunidade de realizar um intercâmbio internacional agrega valor à formação e à carreira, além de ser um aprendizado pessoal de grande importância. Geovana acredita que essa experiência será um divisor de águas: “Poder realizar um projeto de grande escala em um instituto reconhecido internacionalmente será uma ótima preparação para a continuação dos estudos. Além disso, posso aprender uma nova língua e uma nova cultura em um país com diversas oportunidades de carreira, podendo assim criar uma rede de contatos gigantesca que, no futuro, pode servir para entrar no mercado de trabalho no exterior”.

Por meio do programa ESEG Internacional, a Faculdade auxilia em todo o processo, desde a escolha da universidade, passando pelos trâmites burocráticos até intervenções na graduação para acerto da grade de disciplinas a cursar. Nesse programa, os graduandos contam com indicação de orientação pelas coordenações de curso para programas e oportunidades de estudo internacionais, em parceria com instituições acadêmicas em âmbito global. Assim, o aluno encontrará todo o apoio necessário, desde a orientação sobre como encontrar a escola mais adequada no exterior, como funcionam os processos de aplicação e escolha de cursos até a viagem.

Intercâmbio em Portugal

Os estudantes Matheus Cavalcanti e Guilherme Roque, de Engenharia de Produção, realizaram intercâmbio no Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal. A iniciativa é parte do convênio firmado entre a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa e o IPLeiria.

O ESEG Internacional é uma das frentes de atuação do Apoio ao Aluno.O núcleo é responsável pela recepção de estudantes estrangeiros em visita à Faculdade e pelo apoio à promoção de intercâmbios de alunos, oferecendo também instruções aos formandos convidados a atuar no exterior.

Guilherme conta que a equipe de Apoio ao Aluno auxiliou bastante a dupla no processo de equivalência de disciplinas, passando toda orientação necessária para esse processo. Mateus também ressalta que a análise do currículo acadêmico foi um dos pontos essenciais de apoio do corpo docente da ESEG. “Todo processo foi alinhado com os professores antes mesmo de termos sido aprovados em Portugal”, destaca o estudante.

O acordo com o Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, foi firmado em 2017. Além de poder frequentar aulas nos diversos departamentos e contar com equivalência de disciplinas, o aluno intercambista tem a oportunidade de conhecer Portugal e a região, rica em patrimônio histórico e cultural. A instituição oferece mais de 45 cursos em diversas áreas.