ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Período: Diurno e Noturno

Localização: Ana Rosa e Paraíso

Inscreva-se gratuitamente
Seu desempenho vale bolsa de estudo para todo o curso.

Sobre o curso

Gostar de tecnologia e inovação são as características principais de um profissional que busca atuar com Engenharia de Computação. Porém, o raciocínio lógico e a busca por soluções que facilitem processos também são essenciais para se destacar na área.

Diante desse cenário, o curso de Engenharia de Computação da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa prepara o aluno para lidar com as complexas demandas vinculadas às áreas tecnológicas. Além do estudo aprofundado em hardware – parte física dos equipamentos,  os estudantes também possuem forte aprendizado em redes, sistemas e programas, o que faz do engenheiro de computação formado pela ESEG um profissional completo para diversas funções.

Por que estudar na ESEG - Faculdade do Grupo Etapa?

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa oferece:

• Centro de Desenvolvimento de Carreiras com palestras sobre mercado de trabalho, atualização de currículos, suporte para redes sociais e divulgação de vagas para alunos e egressos.
  • Professores mestres e doutores, com ampla atuação no mercado de trabalho.
  • Núcleos de Pesquisa nas áreas de Criatividade Aplicada, Economia e Finanças, Empreendedorismo, Inteligência Artificial e Robótica, Logística e Sustentabilidade.
  • Apoio ao aluno com acompanhamento individualizado.
  • Disciplina Optativa em Inglês para que os estudantes possam praticar o idioma e exercitar o uso de expressões ligadas ao mercado de trabalho.
  • Programa ESEG Internacional, que orienta os estudantes sobre oportunidades de estudo internacionais, em parceria com instituições acadêmicas em âmbito global.
  • O programa Fábrica de Skills auxilia os estudantes no crescimento de suas habilidades comportamentais.
  • Visitas Técnicas ao longo da graduação, adequando conteúdo teórico e prático.
  • O projeto Floresta Sem Fim busca apontar meios de preservação e uso sustentável dos recursos naturais com base multidisciplinar e em inteligência humana e artificial.
  • A ESEG oferece aos estudantes dos cursos de Administração, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção disciplinas que, juntas, equivalem a um curso de média duração em Data Science.

Mercado de Trabalho

O engenheiro de computação pode atuar em diversos segmentos, tanto como colaborador de uma corporação, quanto prestar serviços de maneira independente. As possibilidades dentro da carreira são diversas e envolve também a área acadêmica. As principais atuações são:

• Automação Industrial e Robótica
  • Ciência de Dados
  • Desenvolvedor de Games
  • Desenvolvimento Mobile
  • Empreendedorismo
  • Fabricação de Hardware
  • Inteligência Artificial
  • Redes de Computadores
  • Suporte Técnico
  • Tecnologia para Gestão

Infraestrutura

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa disponibiliza laboratórios altamente equipados que possibilitam ao aluno aprimorar seus conhecimentos com o uso da tecnologia. Além disso, conta com uma biblioteca completa, com mais de 52 mil itens. Conheça:
– Laboratório de Inovação Tecnológica (LITE): desenvolvido para complementar as atividades realizadas em diversas disciplinas, estimulando criatividade e curiosidade.
–  Laboratório de Inteligência Artificial (LIA): aberto a todos os alunos para a realização de pesquisas e iniciativas na área de Inteligência Artificial.
 Laboratório de Informática: para utilização de softwares de modelagem de processos, análise de modelos estatísticos, simulação de fluxos e projeção de peças para prototipagem.
– Laboratório de Robótica: facilita rotinas de trabalho e é utilizado nas disciplinas Internet das Coisas e Automação, além de projetos relacionados com Arduino.
– Biblioteca: espaço destinado aos alunos que procuram um ambiente estruturado para leituras e pesquisas. Com salas de estudo em grupo e cabines individuais, os estudantes podem consultar livros, periódicos (jornais e revistas), enciclopédias, dicionários, monografias, teses, entre outros materiais.

Disciplinas

Pesquisa Operacional
Sistemas Operacionais 2
Física 4
Modelagem de Dados (Conceitos)

Circuitos Elétricos e Eletrônicos e Eletrônica Digital 2

Atividades Complementares
Estágio Supervisionado

Pré-inscrição

Faça sua pré-inscrição no Vestibular 2024 – 2º Semestre agora!

Utilize sua nota do Enem

Sua nota do Enem vale bolsa de estudo de até 100%. Ingresse na graduação sem a necessidade de realizar o vestibular. São válidas as notas de 1998 a 2023.

Processo Internacional

Use a nota de um dos exames internacionais (ABITUR, BAC ou SAT) para ingressar na graduação, sem a necessidade de realizar o vestibular.

2ª Graduação

Ingresse na graduação como portador de diploma via análise curricular, vestibular ou Enem.

Transferência

Solicite seu ingresso por meio da transferência externa, sem a necessidade de realizar o vestibular ou apresentar a nota do Enem.